Estudantes simulam processos industriais dentro do IFSC

ENSINO Data de Publicação: 19 abr 2023 15:02 Data de Atualização: 03 mai 2023 10:51

Se o algodão natural tem uma cor parecida com o branco, já parou para pensar como nossas roupas feitas de algodão ficam tão coloridas?

Esse processo industrial – que nas empresas vai do desenvolvimento das cores até o tingimento dos tecidos – foi o tema de uma atividade especial realizada na última quinta-feira (13) com estudantes do curso técnico integrado em Química, estudantes do curso de Estamparia e professores da área têxtil do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro.

A atividade foi coordenada pelo técnico de laboratório Jair Nunes, em parceria com a empresa Color Química, de Gaspar. “Fizemos um ‘aulão’ focado na disciplina de Química Industrial II, da 7a fase do curso de Química, para proporcionar aos estudantes uma experiência à qual eles teriam acesso apenas dentro das empresas”, destaca o servidor do IFSC.

Atualmente, o IFSC do Centro possui em seus laboratórios equipamentos capazes de simular todos os processos industriais da área têxtil. “É como se tivéssemos uma ‘miniempresa’ aqui dentro, pois conseguimos realizar, em menor escala, todos os processos dessa indústria”, explica.

Além do curso técnico em Química, os produtos e processos dos laboratórios desta área atendem, também, à graduação em Design de Moda, ao curso técnico Têxtil, ao curso técnico em Vestuário (subsequente e Proeja) e cursos de qualificação profissional – como o de Estamparia.

Também auxiliou na organização da atividade a assistente de laboratório Silvia Domingos. Toda a oficina ocorreu no Laboratório de Química e Desenvolvimento Têxtil, coordenado pelo professor Edilson Tarachuchy.

ENSINO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO