Explanações históricas e debates sobre novo ensino médio marcam primeiro dia do Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado do IFSC

EVENTOS Data de Publicação: 30 ago 2022 17:19 Data de Atualização: 02 set 2022 09:38

Iniciou nesta terça-feira (30) o primeiro Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado, realizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento segue nesta quarta e quinta-feira (31 de agosto e 01 de setembro), de forma gratuita, com atividades no Câmpus Chapecó do IFSC e no auditório da Unoesc (em frente ao IFSC). A programação está disponível no site oficial do evento.

A abertura contou com a presença do reitor do IFSC, Maurício Gariba Junior; do pró-reitor de Ensino, Adriano Larentes; do diretor de Ensino, Alencar Migliavacca; do diretor de Ensino do Câmpus Chapecó, Giovani Ropelato (que representou a diretora-geral Sandra Agne); do diretor-geral do Câmpus Xanxerê, Ricardo Zanchett (que representou os diretores do Oeste); e da presidente do Grêmio Estudantil do Câmpus Chapecó, Danieli Dalla Vecchia.

“É gratificante estar em Chapecó discutindo o ensino médio integrado, que garante a formação humana integral para jovens estudantes e tem o trabalho, a ciência, a  cultura e a tecnologia como eixos estruturantes”, afirmou o reitor da instituição. Gariba também relatou que o ensino médio integrado possui uma proposta de educação que vem obtendo êxito na instituição desde 2005 na instituição, com alta procura pela comunidade. Essa modalidade, relatou, disponibiliza ao estudante formação profissional de nível técnico gratuita e de qualidade, o inserindo no mercado de trabalho ou garantindo a continuidade dos seus estudos. “Além disso, promove ações culturais e interdisciplinares, incentivo à pesquisa, a iniciação científica, e proporciona a participação dos estudantes em projetos universitários. [...] A integração entre o ensino médio e a formação profissional tem sido uma  luta de muitos intelectuais que defende essa modalidade de ensino”, afirmou Gariba.

Após a abertura oficial, o primeiro dia de evento foi marcado por explanações históricas e debates do atual momento vivido pelo ensino médio integrado e o novo ensino médio no país. Pela manhã, a palestra do professor Dante Henrique Moura (IFRN) abordou “Os desafios do Ensino Médio Integrado no contexto nacional e internacional". Focou-se na realidade brasileira no século XXI, deu ênfase à atual contra-reforma do ensino médio e sobre as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação científica, profissional e tecnológica. E contou com a mediação do coordenador do Ensino Médio Integrado do IFSC, Felipe Silveira de Souza.

O segundo momento de explanação e debate foi no período vespertino, com a mesa redonda “Ensino Médio Integrado, Novo Ensino Médio e BNCC: contrapontos e tensões”. A apresentação foi do professor Celso João Ferretti (PUC-SP), com a mediação da professora do IFSC Ana Carolina B. Caridá. 

No período vespertino, também houve o lançamento do livro “Educação Física no Ensino Médio Integrado: especificidade, currículo e ensino - uma proposição fundamentada na multidimensionalidade dos conhecimentos”. Um dos autores, o professor do Câmpus SMO Juliano Daniel Boscatto, contou que o livro possui três capítulos, sendo que no primeiro desenvolveram a concepção de ensino médio integrado. “Procuramos buscar quais são esses princípios educativos, para identificarmos a base teórico-conceitual e entender a educação física numa perspectiva de um ensino médio integrado”, afirma.

Programação 31/08 (quarta-feira)

Inicia às 8h30, com atividade cultural, no auditório S, da Unoesc.

Em seguida, às 9h, haverá a mesa redonda “A concepção do Ensino Médio Integrado e a sua materialidade nos Institutos Federais”, com Dr. Mauro Sala (IFSP); Me. Ricardo Magalhães Dias Cardozo (IFNMG/FDE-CONIF). A mediadora será a professora Marluse Castro Maciel. Esta programação será transmitida no canal do IFSC no Youtube.

No período vespertino, a programação continua às 14h com a mesa redonda “Pesquisas e Experiências no Ensino Médio Integrado do IFSC”. Participam representantes dos grupos de Estudos e Pesquisas do IFSC. A mediadora será a professora Lígia Wilhelms Eras. Esta programação será transmitida no canal do IFSC no Youtube.

A partir das 16h, a programação continua no Câmpus Chapecó do IFSC, com apresentação cultural e coffee break e, em seguida, apresentações de trabalhos.

Confira a programação completa no site oficial do evento.
________

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ NEWS