Formação focada no acesso, permanência e êxito teve participação de servidores e estudantes em São Carlos

ENSINO Data de Publicação: 27 mar 2024 13:09 Data de Atualização: 27 mar 2024 14:24

O Câmpus São Carlos do IFSC, em parceria com a Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia), realizaram uma formação sobre o Contrato de Trabalho Pedagógico e a Entrevista de Acolhimento. Ao todo, 42 servidores ligados ao Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) participaram de dois encontros, o primeiro no dia 23 de fevereiro e o segundo em 13 de março. 

A formação foi realizada em paralelo às ações de consolidação do novo Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC: prevenção e enfrentamento à evasão escolar. Durante as atividades, foram compartilhadas ações exitosas do IFSC, e sobretudo “almejou-se mobilizar os servidores para pensar, planejar e efetivar ações/projetos diferenciadas de prevenção e enfrentamento à evasão escolar”, destacou a diretora da Deia, Sandra Lopes Guimarães, que comandou os dois momentos.

Segundo Sandra, a participação dos servidores e da gestão presentes nos dois dias foi muito ativa, fazendo ótimas articulações com a temática, e indicando a possibilidade de implementação da experiência ainda este semestre com estudantes ingressantes do curso de Engenharia Civil. “A participação de estudantes na parte prática da formação também oportunizou momentos únicos de interação e reconhecimento das realidades singulares destes estudantes”, destacou a diretora.

Esta é a primeira ação da Comissão de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito (Cape) do Câmpus São Carlos. “Temos trabalhado no acolhimento, acesso, permanência e êxito dos estudantes no câmpus. Nossa dificuldade ocorre no acesso (a comunidade começou agora a reconhecer a importância do campus para o desenvolvimento regional) e depois na permanência, haja vista  as possíveis dificuldades que o estudante pode enfrentar ao longo do percurso de formação. Então esta é apenas a primeira ação de formação”, afirma Amanda Fabres Oliveira Radunz, assistente social e coordenadora da Coordenadoria Pedagógica e de Assistência ao Discente do Câmpus São Carlos (Cpad).

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