Prorrogadas inscrições para ICT Competition da Huawei

INOVAÇÃO Data de Publicação: 16 nov 2023 20:00 Data de Atualização: 16 nov 2023 22:30

Foram prorrogadas as inscrições para a Huawei ICT Competition 2023-2024, competição global organizada pela Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes. As inscrições para participar do programa agora vão até 31 de dezembro. Podem se inscrever estudantes de instituições de ensino parceiras da Huawei ICT Academy ou que tenham o interesse em ingressar na Huawei ICT Academy.

As inscrições são feitas pelo site oficial do programa. Nele, também é possível saber mais detalhes sobre a competição, como os conteúdos avaliados, o calendário oficial e as especificações de cada prova.

Os alunos realizarão provas preliminares, de forma remota, para a fase de classificação para as finais nacionais, que ocorrem em fevereiro de 2024.

“A ICT Competition foi criada em 2015 para oferecer aos estudantes de tecnologia e engenharia a oportunidade de participar de uma competição global que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas como cloud computing, redes e inteligência artificial”, descreveu Victor Montenegro, gerente de Ecossistema e de Talento Brasileiro da Huawei.

Parceria IFSC-Huawei

O IFSC mantém parceria com a Huawei por meio de acordo de cooperação firmado com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Um dos resultados desse acordo será a implantação de um showroom da Huawei em Santa Catarina, que será coordenado pelo IFSC e terá parceria dos governos estadual e municipal, além da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Em setembro deste ano, o IFSC recebeu troféu pelo reconhecimento ao expressivo número de alunos cadastrados na plataforma.

Sobre a competição

A competição será dividida em etapas: a preliminar nacional, as finais nacionais e as finais regionais. Em todas elas, os competidores testarão seus conhecimentos por meio de provas. Durante as finais regionais, os alunos também participarão de um exame prático.

A competição é dividida em três categorias: redes, nuvem e computação. A fase preliminar será realizada através de computadores próprios. Já na fase nacional, as três melhores notas da instituição na trilha escolhida formam times e disputam entre si em um evento presencial na cidade de São Paulo. Durante a fase América Latina, as equipes disputarão a competição contra outras instituições da América Latina. A fase global será realizada em Shenzhen, com todos os times aprovados anteriormente.

O programa é uma iniciativa da Huawei e visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de TIC.  As equipes são formadas por estudantes de cursos de engenharia e de computação que vão participar de atividades como provas, palestras e apresentações de projetos que serão analisados por especialistas. Os vencedores recebem incentivos para continuarem suas pesquisas.

Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando nas etapas globais da competição. “Na última edição, as equipes brasileiras trouxeram projetos nas trilhas de nuvem, computação e redes. Todas alcançaram o pódio e ficaram entre as três melhores em suas categorias”, complementa Montenegro.


 

INOVAÇÃO