IFSC aplicará metodologia de estímulo à inovação da Unesco

INOVAÇÃO Data de Publicação: 22 fev 2024 15:04 Data de Atualização: 04 mar 2024 20:35

O IFSC foi o instituto federal da região sul do Brasil selecionado para participar do Projeto Centros de Competências para a Inovação (I-hubs, em inglês). A iniciativa faz parte de uma ação liderada pela Unesco-Unevoc com o intuito de desenvolver instituições de educação e formação técnica e profissional em todo o mundo, com foco no empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. Além do IFSC, outros quatro institutos participarão do projeto – um em cada região do país.

No IFSC, o I-hubs será realizado no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, sob coordenação da servidora Laryssa Tarachucky. Em parceria com o professor Wellington Rangel, eles estarão à frente das etapas do projeto dentro da instituição.

Segundo a coordenadora do I-hubs no IFSC, a ideia é que a metodologia de estímulo à inovação proposta pela Unesco-Unevoc seja aprendida localmente e multiplicada. “Aplicaremos aqui uma nova maneira de estímulo à inovação proposta internacionalmente pela Unesco-Unevoc, envolvendo inclusive a comunidade na qual o câmpus está inserido. Além disso, a participação no projeto permitirá que o Instituto passe a atuar em redes globais e na promoção da inovação na Rede Federal”, explica.

O programa é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) é responsável pelo financiamento da iniciativa.

Um dos compromissos assumidos pelo IFSC após a participação no I-hubs será a multiplicação do conhecimento em seu ecossistema, no âmbito da Rede Federal e também em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop). Essa multiplicação objetiva garantir a sustentabilidade da ação, que também já foi aplicada pela Unesco-Unevoc em países como Alemanha, Finlândia, China, Malta, Espanha, Quênia, Nigéria e Filipinas.

O I-hubs é um projeto de 18 meses que abrange três fases principais: a primeira focada no Planejamento e Preparação; a segunda, que consiste na implementação do Quadro de Inovação; e a fase final, que inclui revisão e refinamento do Quadro de Inovação.

Uma das reuniões previstas na primeira etapa já tem data para ocorrer: de 15 a 19 de abril, no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, com a participação de diversos gestores do IFSC e representantes de diversos segmentos da comunidade.

Unesco-Unevoc e Conif

A Unesco-Unevoc é o braço da ONU ligado à promoção da educação técnica e profissional. Trata-se do Centro Internacional para Educação e Treinamento Técnico e Profissional, com sede em Bonn, na Alemanha. A participação do IFSC no I-hubs é resultado da parceria entre a Unesco-Unevoc e o Conif, que publicou edital no início deste ano e selecionou cinco institutos federais para receber e multiplicar a metodologia do programa.

INOVAÇÃO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO