IFSC do Centro completa 29 anos

EVENTOS Data de Publicação: 18 mai 2023 18:06 Data de Atualização: 18 mai 2023 18:57

Quase três décadas se passaram desde a criação, em 18 de maio de 1994, do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. A unidade foi a primeira da então Escola Técnica Federal a funcionar fora da Grande Florianópolis (à época já existiam os câmpus Florianópolis e São José). Porém, diferente dos primeiros anos de funcionamento, hoje a escola conta com 1,5 mil matrículas, cerca de 100 servidores e cursos que vão da formação inicial até a pós-graduação.

Para a diretora-geral em exercício, Rejane Graciosa, o caminho de consolidação do câmpus foi composto por obstáculos e, também, conquistas. “Questões de ampliação de espaço, reformas e contratações de pessoal sempre foram desafiadoras, mas a cada ingresso de novas turmas ou formatura dos nossos estudantes percebemos que estávamos alcançando a confiança da comunidade e cumprindo com nossa missão”, afirma.

Em comemoração ao aniversário de 29 anos, o grupo de trabalho de Eventos do IFSC do Centro organizou uma série de atividades, as quais foram distribuídas durante a semana para permitir a participação de todos os servidores e estudantes.

Na segunda-feira (15), por exemplo, foi realizado o Sarau Negras Vozes: poesia, prosa e música. A atividade ocorreu com a participações discente, docente e de técnicos-administrativos, inclusive do IFSC do Rau. No mesmo dia houve a apresentação de um grupo orquestral composto por estudantes da rede municipal de Jaraguá do Sul.

Já na terça-feira (16), integrantes da oficina de percussão ministrada pela maestrina Denise Mohr realizaram uma apresentação em frente à cantina do câmpus. Quarta-feira foi a vez do grupo de câmara da Orquestra IFSC Jaraguá performar, no mesmo espaço, uma apresentação para a comunidade acadêmica.

Por fim, nesta quinta-feira (18), dia oficial da comemoração dos 29 anos do câmpus, a equipe da direção fez uma fala nos intervalos de aula dos três turnos e, entre os temas abordados, destacou a importância da data e dos estudantes na construção do câmpus. “Estamos quase chegando aos 30 anos, mas só chegamos até aqui porque cada aluno e cada família nos escolheram e confiaram em nós para passar uma boa parte da vida estudando conosco”, lembrou o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Jean Zimmermann Houllou.

Confira, no Youtube do IFSC Jaraguá do Sul, a playlist com gravações de trechos do Sarau e das apresentações culturais realizadas ao longo da semana.

EVENTOS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO