IFSC realiza simpósio estadual para debater avanços científicos e tecnológicos na produção de alimentos, do campo à mesa

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 18 mai 2023 17:56 Data de Atualização: 19 mai 2023 13:48

De 22 a 26 de maio, o tema “Avanços científicos e tecnológicos na produção de alimentos” vai nortear o II Simpósio Catarinense do Campo à Mesa. O evento conjunto dos cursos de Ciências Agrárias dos câmpus Canoinhas, Lages, São Miguel do Oeste e Urupema terá palestras, debates, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos.

A programação principal será sediada pelo Câmpus São Miguel do Oeste, com atividades presenciais e transmissão pelo canal do IFSC no YouTube. Já no dia 25, cada câmpus terá programação local específica.

Na noite de segunda-feira (22), a palestra de abertura traz a pesquisadora da Embrapa Marilia Regini Nuti, para falar sobre biofortificação, que é o melhoramento de plantas para aumentar o conteúdo nutricional de micronutrientes. Marilia coordena a Rede de Biofortificação no Brasil e a participação da Embrapa Agroindústria de Alimentos no programa do Grupo Consultivo Internacional em Pesquisa para Agricultura do Banco Mundial (CGIAR) em Biofortificação de Alimentos para a Melhoria da Nutrição Humana.

A pesquisadora volta à programação no dia seguinte para uma mesa-redonda sobre o caminho da transformação dos cereais, com os professores Maurício de Oliveira, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Márcio Schmiele, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Outras oito palestras acontecem durante o evento.

Na programação científica, são 74 resumos para publicação: 40 serão apresentados na forma de pôster, no evento de abertura; e outros 34 trabalhos serão apresentados na forma de vídeo, com playlist disponível no YouTube do IFSC. Também haverá uma edição especial da Revista Técnico Científica (RTC) do IFSC, com nove artigos relacionados à temática central do evento.

Segundo a comissão organizadora, toda programação busca contribuir para a discussão e difusão das inovações tecnológicas no setor agrícola, agroindústria e área de alimentos, promovendo a integração e troca de experiências entre estudantes, profissionais e pesquisadores de diferentes instituições. “A ideia foi construir um evento formativo, que proporcione uma experiência enriquecedora para todos os participantes”, destaca a presidente da comissão organizadora, Keli Cristina Fabiane, professora do Câmpus São Miguel do Oeste.

Formada por servidores dos quatro câmpus, a comissão acredita que a organização conjunta do evento, por si só, já contribui para o crescimento e desenvolvimento acadêmico e promove um ambiente colaborativo e inspirador para todos os envolvidos. “A experiência de organizar um evento entre vários câmpus do IFSC é altamente positiva, promovendo sinergia, troca de conhecimentos, networking, aprendizado colaborativo e ampliação do impacto institucional.”

EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS CÂMPUS LAGES CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE CÂMPUS URUPEMA