INSTITUCIONAL Data de Publicação: 05 jun 2023 16:24 Data de Atualização: 05 jun 2023 16:33
A nova fase do programa IFSC Sustentável foi lançada em live realizada neste dia 5, o Dia do Meio Ambiente. Foram divulgados os novos membros da Comissão Central, que iniciarão o planejamento das próximas ações, como as visitas aos câmpus para conhecer as iniciativas de sustentabilidade e conversas com as comissões locais.
Segundo a coordenadora da Comissão Central do IFSC Sustentável, Danieli Arsego Oro, outra ação da Comissão será articular a atualização da Política de Sustentabilidade do IFSC para os próximos meses. “O nosso papel como Comissão Central é reunir informações sobre as ações que os 22 câmpus realizam isoladamente, mostrar o que está sendo feito e o compartilhamento das boas práticas”, destaca Danieli.
Participaram da live de lançamento os ex-coordenadores do programa: Vinícius de Lucca Filho, Érigo Madruga e Felipe Cintra, que apresentaram os avanços alcançados em 10 anos de IFSC Sustentável. Alguns dos desafios apresentados pelos participantes são: simplificar metas e indicadores, destinar recursos para material e infraestrutura, realizar capacitações e formação de equipes.
Segundo Erico, foram muitas conquistas, a partir da inclusão do conceito de sustentabilidade como valor institucional no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a consequente criação da Política de Desenvolvimento Sustentável. “Nunca haverá um IFSC ou câmpus totalmente sustentável. É importante reconhecer as boas práticas para que sejam compartilhadas”, destaca.
Para Felipe Cintra, uma particularidade do IFSC é ser uma instituição de educação que trabalha o conceito de sustentabilidade no ensino, a pesquisa e a extensão. Para ele, “a sustentabilidade não está em paralelo, está em tudo: a iniciativa deve ser economicamente viável e socialmente justa”.
O coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Garopaba, Juliano da Cunha Gomes, apresentou ações desenvolvidas pelos câmpus da Região Sul, como segregação de resíduos, placas solares, tratamento de efluentes, educação ambiental dentro e fora dos câmpus, entre outros, bem como as dificuldades e desafios das comissões locais.
Membros da Comissão Central
• Representante do Gabinete – Danieli Arsego Oro
• Região Central (Caçador, Canoinhas, Lages e Urupema) – Lucia Helena Baggio Martins
• Região Norte (Jaraguá do Sul – Rau, Jaraguá do Sul – Centro, Joinville, Gaspar e Itajaí) – Bruno Menezes Galindro
• Região Sul (Tubarão, Criciúma, Araranguá e Garopaba) – Juliano da Cunha Gomes
• Região Oeste (São Miguel do Oeste, São Carlos, Chapecó, Xanxerê e São Lourenço do Oeste) – Alencar Migliavacca
• Região da Grande Florianópolis (Florianópolis, Florianópolis – Continente, São José e Palhoça Bilíngue) – Liziane Araújo da Silva
• Representante do Codir – Danielle Regina Ullrich
Nova arte do IFSC Sustentável
Durante a live, foi lançada a nova marca do programa (veja arte acima), desenvolvida pela Diretoria de Comunicação (Dircom) do IFSC. A arte foi baseada em uma linguagem mais literal, unindo o eixo ecológico (folha), humano (pessoas) e econômico/sustentável (gráfico de barras, lembrando eficiência e também a parte de estrutura, já que lembra prédios).
Os três eixos estão em um círculo, fazendo ligação com o formato da marca anterior e também trazendo a questão do cíclico e orgânico. As cores, o formato arredondado na grafia e símbolo e a disposição em selo buscam manter uma relação com a identidade anterior do programa, preservando o histórico, mas ao mesmo tempo apresentando uma evolução do projeto.
Assista a gravação da live na íntegra: