Inclusão e integração são os objetivos do 10º JIFSC

JIFSC Data de Publicação: 03 ago 2023 00:16 Data de Atualização: 17 nov 2023 11:03

Os Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC) chegaram a sua décima edição tendo como objetivo promover a integração entre os câmpus e a inclusão social. Essa foi a mensagem que a gestão do IFSC e a comissão organizadora do evento passaram durante a cerimônia de abertura do JIFSC para estudantes de cursos técnicos integrados, realizada na quarta, 2 de agosto, no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau.

A cerimônia teve tradução em língua brasileira de sinais (Libras), inclusive no juramento dos atletas. Uma partida de vôlei sentado promovida pela Associação de Paradesporto de Blumenau também fez parte da programação. Na sexta-feira, o JIFSC terá pela primeira vez uma partida exclusiva para estudantes surdos: um jogo de futsal às 14h.
 

“Esse evento, neste ano, passa a ter algumas características que vale a pena destacar. Nós temos um aumento de participantes, a possibilidade de intérpretes, que vão fazer com que esse evento tenha uma característica mais inclusiva. Esse foi um dos objetivos que a comissão colocou como premissas para a edição 2023 no JIFSC”, destacou na cerimônia de abertura o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Valter Vander de Oliveira, que representou a comissão organizadora no ato.

“Nós temos vários eventos no IFSC, todos eles muito importantes. Mas esse é o evento que tem a nossa cara. É aquele que mostra a nossa força, a nossa união”, opinou a diretora-geral do Câmpus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira, que falou representando o câmpus anfitrião dos Jogos.

O JIFSC é mais do que uma competição, na visão do reitor Maurício Gariba Júnior. “Ele representa a concretização dos nossos ideais: integração, união e companheirismo. Hoje aqui somos um só time. Somos a família IFSC”, disse. Para ele, o evento pode estreitar laços entre estudantes e servidores

Com 1.031 participantes na edição atual para cursos técnicos integrados (941 estudantes e 90 servidores de 16 câmpus), o JIFSC é o maior evento presencial do IFSC, além de ser um dos mais antigos. É realizado anualmente desde 2012 – com interrupção apenas em 2020 e 2021, durante a pandemia de covid-19 – e já teve como sedes Blumenau (2014, 2017, 2019, 2022 e 2023), Florianópolis (2012, 2013 e 2019), Joinville (2015), Chapecó (2016) e Criciúma (2018).

As disputas seguem nesta quinta (3) e sexta (4), em oito modalidades: : atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei de quadra e xadrez. Algumas partidas terão transmissão ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube (veja a programação). Ao fim do dia, os resultados são publicados na página do JIFSC.

Evolução

A primeira edição do JIFSC foi realizada em um único dia: 15 de junho de 2012, no Câmpus Florianópolis. O evento foi aberto a estudantes de todos os 19 câmpus que a instituição possuía na época e serviu como seletiva para formar a delegação do IFSC nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul). As modalidades em disputa foram as mesmas da atual edição. No total, foram aproximadamente 280 participantes.

A edição seguinte, em 2013, teve cerca de 600 estudantes participando, também no Câmpus Florianópolis. Pela primeira vez, o evento ocorreu em vários dias: os dois primeiros (7 e 8 de novembro) foram para estudantes dos cursos técnicos integrados e o último (9 de novembro) para os alunos dos demais cursos.

Em 2014, o JIFSC foi pela primeira vez para fora da capital, sendo realizada no Sesi, em Blumenau, com cerca de 800 participantes. Naquele ano, foram disputadas modalidades que hoje não constam mais na programação, como o futebol sete e a natação.

Em 2015, em Joinville, pela primeira vez a barreira dos mil participantes foi superada: 1.126 estudantes disputaram o JIFSC, considerando os alunos de cursos técnicos integrados e dos chamados cursos gerais (os demais cursos). Em 2016, em Chapecó, essa marca foi ampliada, com cerca de 1,2 mil participantes. Uma novidade daquela edição foi o início das transmissões de jogos pelo canal do IFSC no YouTube.

A partir de 2017, novamente em Blumenau, o JIFSC passou a ter seletivas regionais para definir os câmpus que participariam das modalidades coletivas na categoria cursos técnicos integrados. Mesmo assim, o evento continuou a crescer e chegou em 2018, em Criciúma, a ter 1,3 mil participantes, considerando também a categoria cursos gerais.

A partir de 2019, o JIFSC passou a ter duas datas e sedes diferentes para as categorias cursos técnicos integrados (10 a 12 de junho, em Blumenau) e cursos gerais (6 e 7 de julho, em Florianópolis). Sem ser realizado nos dois anos seguintes por causa da pandemia de covid-19, o evento voltou em 2022 para os cursos técnicos integrados (em Blumenau), fato que se repetiu em 2023. Ainda este ano, está prevista a volta do JIFSC para os cursos gerais.

JIFSC