Inscrições abertas para 900 vagas em cursos EaD para professores da rede pública

CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE Data de Publicação: 08 jul 2024 16:47 Data de Atualização: 22 jul 2024 12:47

Confira a notícia completa em Libras no vídeo abaixo:

No período de 11 a 21 de julho, estarão abertas as inscrições para três opções de cursos on-line e gratuitos de qualificação profissional para formação de formadores, oferecidos pelo Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC, com o apoio da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), da Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (Dipepi) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC).

Os cursos oferecidos são:

1) Alfabetização e letramento de crianças surdas: aspectos teóricos e práticos
Objetivo do curso:
capacitar profissionais da educação básica, que atuam na rede pública, prioritariamente professores, para atuação no processo de alfabetização e letramento de crianças surdas. 
Carga horária: 100 horas
Vagas: 300

2) Educação bilíngue de surdos: literatura, visualidade e ludicidade
Objetivo do curso: capacitar profissionais que atuam em atividades pedagógicas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental para o atendimento de crianças surdas. 
Carga horária: 90 horas
Vagas: 300

3) Estudos da deficiência no encontro com a tecnologia assistiva: estratégias, práticas e recursos para a turma toda
Objetivo do curso: compreender os estudos da deficiência no encontro com a Tecnologia Assistiva (TA) de modo a sinalizar o potencial de recursos, estratégias e práticas de TA como repertório para atender a turma toda. 
Carga horária: 180 horas
Vagas: 300

As vagas serão preenchidas, prioritariamente, por professores ou profissionais da educação com vínculo atual comprovado na rede pública de ensino de todo o Brasil. Para se inscrever, os interessados devem efetuar a leitura do edital, preencher um formulário (um para cada curso) e anexar um arquivo único em PDF com as cópias digitalizadas dos documentos listados no item 4.6 do edital

A divulgação dos resultados [aprovados, classificados em lista de espera e desclassificados] será em 14 de agosto, no site https://palhoca.ifsc.edu.br/ingresso, com informações em Libras. Em 16 de agosto, a coordenação dos cursos irá enviar e-mail com as orientações de acesso à plataforma do curso. O candidato selecionado que não entrar na referida plataforma no tempo determinado ou descumprir qualquer um dos itens do edital, será automaticamente desclassificado, sendo convocado o próximo candidato da lista de espera.

>> Inscrições e mais informações sobre a seleção  

Os cursos tem previsão de início em 20 de agosto. As atividades serão realizadas de maneira não presencial, por meio da plataforma Moodle, onde estarão disponíveis conteúdos em formato de livro digital, que poderão ser acessados de acordo com a disponibilidade do cursista, sob a orientação e o acompanhamento de tutores e da equipe pedagógica. Exclusivamente para o curso de Estudos da deficiência no encontro com a tecnologia assistiva, haverá encontros síncronos, por webconferência, conforme o cronograma do curso. Ao final dos cursos, o participante receberá um certificado com a carga horária total do curso que concluiu. 

Para mais informações acesse o edital.

Cronograma
Inscrições: 11 a 21 de julho de 2024
Divulgação dos resultados: 14 de agosto
Recebimento de orientações sobre acesso à plataforma do curso: 16 de agosto
Previsão de início das aulas: 20 de agosto
Previsão de término das aulas: novembro/dezembro de 2024

Por Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE