ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 08 mai 2019 09:36 Data de Atualização: 08 mai 2019 18:45
Estão abertas até 26 de maio inscrições para cinco cursos de especialização presenciais do IFSC. São 175 vagas, no total, para os cursos de Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas na Educação Básica (Câmpus Caçador), Desenvolvimento Rural Sustentável (Câmpus Canoinhas), Fruticultura de Clima Temperado (Câmpus Urupema), Gestão Escolar (Câmpus Tubarão) e Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional (Câmpus Chapecó).
As inscrições devem ser feitas em duas etapas: a primeira pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC, e a segunda com entrega de documentos no câmpus, com exceção do curso de Caçador, que tem inscrições apenas pela internet.
Veja mais detalhes dos cursos disponíveis:
Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas na Educação Básica (Câmpus Caçador)
O curso é voltado a professores da Educação Básica, egressos de cursos de licenciatura plena e pedagogos. O objetivo é contribuir para a formação de professores críticos e reflexivos, qualificando-os para pesquisa, exercício de atividades de ensino e práticas interdisciplinares.
São 40 vagas disponíveis, com aulas quinzenais às sextas à noite e sábados e, turno integral.A duração do curso é de três semestres. Confira mais informações no edital 02/Deing/2019/2.
Desenvolvimento Rural Sustentável (Câmpus Canoinhas)
Esse curso destina-se preferencialmente a pessoas formadas na área de ciências agrárias. Seu objetivo é desenvolver nos estudantes uma visão crítica dos processos produtivos agropecuários do
Planalto Norte, capacitando-os para diagnosticar problemas e elaborar projetos voltados para
o desenvolvimento sustentável do meio rural. Tem duração de um ano e meio (18 meses) e 420 horas de aulas, incluindo o trabalho de conclusão de curso (TCC).
São 30 vagas disponíveis, com aulas às quintas e sextas à noite – podem haver também aulas às quartas, eventualmente. Confira mais informações no edital 03/Deing/2019/2.
Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional (Câmpus Chapecó)
Oportunizar aprimoramento profissional aos professores e outros interessados nas teorias e metodologias da educação básica e profissional é o objetivo desse curso, que tem duração de um ano e meio (três semestres) e carga horária total de 420 horas, incluindo TCC. Destina-se a professores das redes pública e privada e vai abrir 40 vagas.
As aulas são à noite, às quintas e sextas, começando em agosto. Mais informações no edital 04/Deing/2019/2.
Gestão Escolar (Câmpus Tubarão)
Esse curso, voltado para pessoas que atuam em instituições de ensino, visa aprofundar qualificar os profissionais da educação da rede pública e privada na gestão de instituições educacionais. Suas aulas ocorrem quinzenalmente às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde, com início em agosto.
O curso dura um ano e meio (três semestres), com 420 horas de duração, incluindo TCC, e vai abrir 40 vagas. Mais informações no edital 05/Deing/2019/2.
Fruticultura de Clima Temperado ( Câmpus Urupema)
Esse curso tem como objetivo qualificar profissionais de nível superior para atuarem nas áreas técnicas e de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à produção de frutas de clima temperado. Destina-se preferencialmente a pessoas com formação em Agroecologia, Agronegócio, Agronomia, Fruticultura ou Horticultura. Sua duração é de dois anos (quatro semestres), com 420 horas, incluindo TCC.
São 25 vagas disponíveis, e as aulas começam em agosto, quinzenalmente às sextas-feiras à tarde e à noite. Mais informações no edital 06/Deing/2019/2.
Saiba mais
Todas as informações sobre o processo seletivo para cursos de especialização devem ser conferidas nos editais de cada curso, disponíveis na página dos editais de ingresso. A divulgação dos candidatos selecionados em primeira chamada será divulgada em 2 de julho. As matrículas deverão ser feitas de 3 a 5 de julho.
Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail ingresso@ifsc.edu.br ou podem ser esclarecidas nos setores de Ingresso dos câmpus. Os telefones estão disponíveis nos editais.