Jaraguá do Sul recebe jogos de estímulo cognitivo em parceria com Gaspar

EXTENSÃO Data de Publicação: 03 mai 2023 16:03 Data de Atualização: 25 mai 2023 18:37

Já pensou em como os jogos podem auxiliar a estimular a mente e melhorar o funcionamento do cérebro? Esse é o papel dos jogos de estímulo cognitivo, que são utilizados em situações específicas para dar apoio a pessoas que necessitam desses estímulos.

Quatro jogos desse tipo foram criados no IFSC de Gaspar, durante o projeto de extensão “(Re)Criação de Jogos para Idosos”, e na última semana os responsáveis pelo projeto vieram ao Câmpus Jaraguá do Sul-Centro trocar experiências sobre o tema com a equipe do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do câmpus.

A atividade ocorreu no dia 24 de abril: primeiro foi realizada uma roda de conversa e, em seguida, uma oficina direcionada à comunidade interna, com a participação dos estudantes de ensino médio técnico que participam do AEE.

Também foram convidados representantes do 12º Comando Regional da Polícia Militar de Jaraguá do Sul, representando a comunidade externa. Cerca de 25 pessoas acompanharam a oficina.

Segundo a professora articuladora da ação, Valdilene Wagner, “o evento promoveu discussões sobre qualidade de vida, memória e estimulação cognitiva”.

Ao final da atividade, a equipe do Câmpus Gaspar entregou ao IFSC do Centro exemplares de cada um dos jogos – dois de tabuleiro e dois de cartas. Os jogos ficarão sob os cuidados do setor de AEE e poderão ser utilizados de acordo com a demanda de atendimento.

Em Gaspar, o projeto é coordenado pelo professor Anderson da Silva Honorato.

EXTENSÃO CÂMPUS GASPAR CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO