JIFSC Data de Publicação: 31 out 2024 14:01 Data de Atualização: 31 out 2024 15:51
Paola Eduarda de Conto, jogadora de basquete do Câmpus São Miguel do Oeste, jogou a última partida pelo JIFSC nesta quinta-feira (31). A partida teve um sabor especial, a vitória de virada sobre a equipe do Câmpus Xanxerê. Ela vai se formar no curso técnico integrado em Agropecuária e vai deixar o IFSC no final do ano.
Paola joga basquete há nove anos e desde 2022 está no time do câmpus, ano em que foram campeãs do JIFSC e do JIF Nacional em São José do Rio Preto, São Paulo. Em 2023, ela disputou também os jogos nacionais, com a equipe do Câmpus Florianópolis, em Fortaleza, no Ceará, ficando em segundo lugar.
Além da experiência com o esporte no IFSC, Paola jogou nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (sub-17), mas esse ano não passou na peneira para a Seleção Catarinense. Estando em quadra ou não, ela quer seguir uma carreira relacionada ao esporte, e pretende fazer graduação em Educação Física ou Fisioterapia.
Segundo Paola, participar do JIFSC contribuiu para o seu interesse pelo esporte. "As oportunidades que eu e vários outros alunos temos aqui são diferenciadas de outras escolas e nos fazem criar um carinho ainda maior pelo esporte que praticamos", afirma. Sobre o jogo final, conta que se machucou no dia anterior, no jogo contra o Câmpus Jaraguá do Sul, e estava bastante cansada. "Hoje estava mais complicado, o time estava mais cansado, mas quando a gente se une, a gente sempre consegue".
Para a jogadora, este ano o nível do basquete estava mais alto. Segundo ela, há poucos times de basquete feminino no IFSC, mesmo assim as jogadoras são bastante dedicadas e tornam os jogos mais difíceis. Para as colegas que vão continuar jogando, ela aconselha a não parar: "sempre vai ter time, e quando a gente se une acaba chegando onde quer".
Conheça mais histórias sobre estudantes do IFSC que têm o esporte como carreira profissional