Laboratório IFMaker é contemplado em edital do MEC e receberá recursos para ampliação

PESQUISA Data de Publicação: 02 set 2022 07:39 Data de Atualização: 02 set 2022 11:55

O Laboratório IFMakerdo Câmpus Florianópolis é um dos contemplados da Fase 2 da Chamada Pública do Edital nº 35/2020  do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O resultado foi divulgado quarta-feira (31 de agosto), e estabelece a 13ª colocação para o projeto do Câmpus dentre 82 concorrentes e 60 selecionados. “A aprovação na Fase 2 do edital irá complementar a infraestrutura do IFMaker com mais equipamentos e ampliar a atuação do laboratório. O laboratório receberá nove impressoras 3D, 10 Canetas 3D, oito notebooks, Fresadora CNC, Kits de Ferramentas, Kits de arduíno, Kits de robótica e diversas ferramentas elétricas”, conta o professor e coordenador do Laboratório, Aurélio da Costa Sabino Netto. O repasse de recursos para as instituições contempladas está previsto para ocorrer no mês de setembro.

Segundo ele, o Laboratório se dirige a toda a comunidade interna e externa do Câmpus Florianópolis, bem como, às instituições parceiras do projeto. “O IFMaker é um laboratório institucional e não está ligado a um departamento acadêmico ou curso específico”, destaca.

 

Sabino Netto relata que, ao contrário da Fase 1 que previa a construção de 113 laboratórios nas 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a Fase 2 do edital 35 previa a ampliação de 60 laboratórios. “A proposta do IFSC foi bem classificada mostrando que o processo de implantação do IFMaker no Câmpus Florianópolis foi exitoso mesmo durante a pandemia. Foi fruto de um trabalho conjunto entre a equipe gestora e direção do Câmpus que garantiu e destinou recursos financeiros através de editais de fomento à implantação do IFMaker”, revela o coordenador.

O laboratório integra a Rede Maker, que é um espaço de inovação, onde o conhecimento é construído de forma colaborativa. “Busca realizar esta tarefa por meio de eventos, minicursos, palestras e outras ações, além de desenvolver projetos com foco nos problemas locais. Tem como premissa base para o desenvolvimento de suas ações a métrica do “faça você mesmo”, que estimula estudantes, servidores e comunidade externa a resolverem problemas, construindo, consertando, modificando e reaproveitando os mais diversos materiais e objetos para a montagem de protótipos com suas próprias mãos, usando como auxílio as ferramentas e equipamentos disponíveis em suas dependências”, explica Aurélio.

Edital

O Edital 35/2020 objetiva apoiar e disseminar os princípios da cultura maker e prevê a ampliação de até 60 laboratórios já instalados e em funcionamento. O documento estabelece que os servidores da unidade, das instituições aprovadas na segunda fase do edital também terão que receber a capacitação LabMaker, por meio de, pelo menos, dois cursos que serão oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) na modalidade a distância de ‘Educador Maker’, que contempla os módulos Primeiros Passos, Ensino "mão na massa" e Aprendizagem Baseada em Projetos.

Rede Maker

O projeto Rede Maker visa promover um ambiente favorável à disseminação de novas abordagens de ensino-aprendizagem, incluindo metodologias ativas e à formação de um ecossistema de inovação na Educação Profissional e Tecnológica.

Além disso, também objetiva auxiliar os profissionais da educação no desenvolvimento da cultura learning by doing (aprendendo fazendo), levando-os a refletir sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos. Toda essa metodologia também atua para permitir que o estudante se torne protagonista no processo de ensino-aprendizagem, e que haja o estímulo às necessidades da sociedade onde a unidade acadêmica está inserida.

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