EVENTOS Data de Publicação: 09 nov 2023 11:15 Data de Atualização: 10 nov 2023 09:21
A Semana do Livro e da Biblioteca, organizada pela Biblioteca do Câmpus Chapecó, foi marcada pelo lançamento do livreto “O Contestado para crianças” e pela oficina de literatura indígena. Além de outras atividades, como rodas de poesia, exibição de filme e exposição de produções científica e cultural.
“O objetivo é sempre organizar atividades que envolvam a democratização do livro e das bibliotecas. Neste sentido, a nossa biblioteca programou algumas atividades e ações para incentivar a leitura por meio da promoção do livro, do conhecimento e da cultura, contando com diversos parceiros e a participação da comunidade. Além disso, a oferta de literatura indígena é inédita no IFSC”, afirma a bibliotecária do Câmpus Chapecó Nelcy da Rosa Kegler.
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631/1980 e ocorre no final de outubro, em todo o país. Em razão dos feriados, a programação foi estendida no Câmpus Chapecó. Por isso, no dia 06 de dezembro, ocorre um Encontro com autores, às 17h30. “Será uma roda interativa para valorização e conhecimento melhor dos talentos artísticos e literários de escritores do espaço IFSC”, explica Nelcy.
Ainda, há uma campanha para recebimento de livros literários e de outras áreas. As doações podem ser feitas na biblioteca do câmpus.
Oficina de literatura indígena
Nos dias 18 e 19 de outubro, a acadêmica de Biblioteconomia Danay Cabreira, de ancestralidade Guarani, realizou uma oficina de literatura indígena, na Biblioteca do Câmpus Chapecó. A atividade estava inserida na proposta de estágio da estudante.
A programação da oficina constitui-se de dois momentos. No primeiro deles, houve a realização do cine debate “Uma história de amor e fúria”, com debate sobre a história étnica brasileira e as questões emergentes do mundo moderno, como preservação dos povos originários e sua relação também envolvendo o meio ambiente e a natureza.
Em um segundo momento foi trabalhado “O que é a Literatura indígena”, a diferença entre literatura indianista, indigenista e a literatura Indígena; a reflexão sobre a produção literária de escritores indígenas no Brasil; e a leitura coletiva de contos de origem Kaingang e Guarani, sobre a criação do mundo.
Participaram da oficina, estudantes, docentes e técnicos-administrativos do IFSC, acadêmicos das universidades Unochapecó, UFFS, UCEFF e interessados da comunidade em geral.
Por se tratar de uma temática de interesse cultural amplo, a oficina foi planejada também com participação da professora de Literatura Ivelã Pereira e representante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), e da bibliotecária supervisora do estágio da acadêmica, Nelcy Kleger.
O Contestado para crianças
No dia 27 de outubro, o professor de Artes do Câmpus Chapecó do IFSC, Gerson Witte, lançou o livreto “O Contestado para crianças”.
“Nos últimos anos, recebi muitos pedidos, por parte de professores das escolas públicas, de imagens, ilustrações e textos sobre o tema. Assim, comecei a produzir um material que apresentasse respostas para as principais dúvidas sobre o conflito, de forma acessível e utilizando a imagem para auxiliar na explicação de temas muito complexos”, conta Witte.
Ao todo, o professor do IFSC criou mais de 50 desenhos, explicando assuntos como os monges, a erva-mate, a cultura cabocla, as injustiças contra a população que levou à revolta e as consequências da guerra. “Minha intenção é que este material seja impresso e distribuído gratuitamente para os estudantes de escolas públicas”, afirma.
A Guerra do Contestado ocorreu entre 1912 e 1916, vitimando em torno de 20 mil pessoas e é um dos mais importantes conflitos armados do Brasil e o principal acontecimento histórico de Santa Catarina e Paraná no século XX.
Outros eventos
A Semana do Livro e da Biblioteca também contou com o cine debate do filme “Poder além da vida, baseado na obra “O caminho do guerreiro pacífico” do autor Dan Millman, no dia 31 de outubro. “O filme traz elementos importantes para a vida: destacando que o sucesso profissional está entrelaçado com o crescimento pessoal, a busca por significado e a conexão consigo mesmo e com as demais pessoas, elementos necessários para a formação humana e profissional”, afirma a bibliotecária Nelcy.
No dia 07 de novembro, uma roda de poesia foi realizada no pátio do câmpus, durante o evento Intervalo cultural. “A paz” foi o tema principal de textos e músicas reflexivos e poéticos de estudantes. O evento teve o apoio do Grêmio estudantil, equipe do Intervalo Cultural e Coletivo Ada Lovelace.
Também foi realizada uma Exposição de Produção Científica e Cultural do IFSC, com materiais como livros, monografias, dissertações e outras produções contidos no acervo da Biblioteca.