Oficina debate cultura surda no IFSC do Centro

ENSINO Data de Publicação: 20 abr 2023 18:46 Data de Atualização: 20 abr 2023 18:52

Já parou pra pensar em como funciona a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Será que o modo de formar frases e ideias é igual ao que conhecemos na língua portuguesa? Como é a escrita para uma pessoa surda? E qual o papel do intérprete de Libras na escola?

Esses foram alguns dos temas apresentados na manhã desta quinta-feira (20) na oficina “Conhecendo a cultura surda”, organizada pela intérprete de Libras Cristiane Albano, pela professora de Libras Kelly Pinho Alflen e pela coordenadora do curso técnico integrado em Modelagem do Vestuário, Elisangela Guimarães.

O objetivo da atividade foi mostrar aos participantes um pouco mais sobre a educação de surdos, promovendo conhecimento e entendimento sobre inclusão. “Hoje contamos com uma equipe pedagógica, o Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), uma professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), intérpretes de Libras e uma profissional de apoio em sala de aula”, destaca Kelly.

Segundo a professora de Libras, a ideia é transformar este tipo de oficina em uma capacitação para todos servidores. “Pois todos terão contato com estudantes surdos ou colegas de trabalhos que poderão ser surdos também”, explica.

Clique aqui e confira a apresentação utilizada durante a oficina.

ENSINO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO