Palestras sobre gestão de resíduos sólidos e ecobarreiras marcam o início da Semana do Meio Ambiente

EVENTOS Data de Publicação: 05 jun 2023 17:30 Data de Atualização: 05 jun 2023 17:57

Nesta segunda-feira (5), o Câmpus Itajaí deu início a Semana do Meio Ambiente, que será realizada até esta quarta-feira (7). Para falar sobre gestão de resíduos sólidos, foi convidada a analista de operações da empresa Ambiental Rafaela Schutz. Ela apresentou informações sobre a coleta de resíduos em Itajaí. “Coletamos em média 400 toneladas de resíduos por dia, o que dá uma média mensal de 6 mil toneladas por mês e menos de 3% disso é de fato reciclado. Para incentivar a população a separar o lixo comum do reciclado criamos o Projeto Recicla Itajaí e temos promovido um programa de gestão de resíduos sólidos em 119 escolas do município.”

Também teve palestra com o professor de Geografia da rede municipal de ensino de Itajaí Fábio Toniazzo. Ele apresentou o projeto de instalação de ecobarreiras que vêm desenvolvendo no município. “A cidade de Itajaí está localizada na Foz do Rio Itajaí e o rio passa por outros 47 municípios. O lixo que chega aqui e vai parar no mar não é só o que foi produzido na cidade.  Nós resolvemos criar uma ecobarreira na escola onde eu atuava em 2018 utilizando potes de margarina, redes de pesca e cordas e as instalamos em parceria com a Fundação do Meio Ambiente no Ribeirão da Murta. A proposta era fazer uma barreira no rio para conter o lixo superficial aos moldes do que foi feito no Rio de Janeiro para evitar que o lixo chegasse na baia de Guanabara durante as Olimpíadas. Este é um projeto de pesquisa que estamos desenvolvendo, mas já coletamos uma série de materiais como pranchas, garrafas PETs e já observamos uma série de outros resíduos pelo rio, inclusive um televisor.”

Além das palestras, foi realizado ainda um bazar de roupas, acessórios e sapatos em que a moeda de troca eram tampas de garrafas plásticas, esponjas de lavar louças usadas e lacres de latinhas de alumínio. 

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente.


 

EVENTOS CÂMPUS ITAJAÍ