Parceria entre IFSC e indústria de Araranguá garante qualificação de trabalhadores

ENSINO Data de Publicação: 10 jul 2023 14:24 Data de Atualização: 14 jul 2023 10:12

Uma parceria entre o Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Industrial Pagé vem garantindo qualificação aos profissionais que atuam na empresa. Em dois anos, já são dezenas de funcionários qualificados em quatro turmas que realizaram cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Soldador e de Desenho Técnico. O objetivo do Câmpus é ampliar as parcerias com o setor industrial da região.

A Industrial Pagé é uma empresa de Araranguá especializada na fabricação de equipamentos para armazenagem e beneficiamento de grãos. No local, o IFSC já formou quatro turmas dos cursos de Soldador no Processo GMAW em aço carbono e Leitura e Interpretação de Desenho Técnico. A última turma, do curso de Desenho Técnico, foi concluída no dia 29 de junho. Com carga horária de 40 horas, o curso ocorreu dentro da empresa, nas tardes de quintas e sextas, com liberação dos funcionários para participarem das aulas.

“O objetivo foi capacitar o pessoal na leitura e interpretação de desenho técnico no dia a dia da empresa, nos setores de montagem, soldagem, corte, e também utilizar equipamentos básicos de metrologia, como paquímetro, trena, esquadro e transferidor de grau”, explica a professora Bruna Savi Tonelli, que já tem programada uma nova turma dentro da empresa para o segundo semestre.

Funcionário da Pagé há um ano e oito meses, Murilo Borba foi um dos alunos do curso. “Foi de grande importância porque, apesar de aprendermos muito no dia a dia, sempre nos deparamos com algumas informações e regras de desenhos desconhecidas. Com o curso ofertado pelo IFSC, conseguimos prestar mais atenção e assim reparar em detalhes que até então eram desconhecidos. A professora, sempre tirando nossas dúvidas, também foi de grande ajuda”, diz Murilo, que também já havia participado do curso de Soldador. 

Parceria

De acordo com o coordenador dos cursos técnicos em Mecânica e Automação Industrial, Ariel Teixeira, desde 2021 já são 80 certificados do curso de Soldador e 102 do curso de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico. A parceria, que vem desde a implantação do Câmpus, foi consolidada com a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica que permitiu a realização dos cursos. 

“IFSC e Pagé sempre tiveram uma relação relativamente próxima. Ao longo dos 15 anos de existência do IFSC em Araranguá, as interações sempre aconteceram, seja por meio de visitas técnicas na empresa, doações de retalho para as aulas práticas do IFSC e palestras em semanas acadêmicas. Sendo uma empresa do setor metalmecânico, muitos colaboradores da Industrial Pagé cursaram o curso técnico em eletromecânica do IFSC Araranguá e também sustentaram essa relação”, relata o professor. “As demandas por qualificação específica nos processos da empresa foram levantadas em reuniões junto à empresa. A cada final de semestre são organizadas novas turmas de acordo com a disponibilidade de carga horária dos docentes e necessidades da empresa”, explica Ariel.

Psicóloga Organizacional e coordenadora de Recursos Humanos da Industrial Pagé, Vanessa Biff Tomasi lembra que, desde sua fundação, a empresa tem como política a qualificação de seus colaboradores. Com a implantação do IFSC em Araranguá, a indústria se tornou parceria da instituição de ensino, e os cursos realizados em parceria têm trazido resultados positivos. 

“Tem sido muito proveitoso para nossos colaboradores. Em todos os encontros que fazemos na empresa, todos lembram que já participaram de cursos do IFSC e que isso lhes deu embasamento para se aperfeiçoar cada vez mais e crescer no ambiente de trabalho, além de levar isso para a família. Essa educação faz com que eles cresçam e que incentivem os filhos”, diz Vanessa, lembrando que muitos colaboradores e filhos de colaboradores da empresa cursam ou já se formaram em cursos técnicos e de graduação do IFSC.

“Com certeza isso tem nos ajudado na construção dos nossos profissionais, na educação, no aperfeiçoamento, na qualidade da entrega do produto para o cliente e na satisfação do cliente. E cada vez mais vamos reforçando a nossa região, o que para nós é muito gratificante. Ficamos muito felizes de ter o IFSC como e esperamos cada vez mais cultivar essa parceria”, completa.

O Câmpus Araranguá do IFSC conta com três cursos técnicos relacionados à área: o curso técnico integrado ao ensino médio em Eletromecânica e os cursos técnicos pós-médio em Automação Industrial e Mecânica, estes dois últimos recentemente criados. “Com os novos cursos técnicos subsequentes em Automação Industrial e Técnico em Mecânica, as possibilidades de parcerias e tipos de qualificação irão aumentar. Outras empresas já estão com conversas iniciais para estabelecer parcerias nestes moldes”, afirma o professor.

ENSINO CÂMPUS ARARANGUÁ