Pesquisa desenvolvida no Câmpus recebe Carta Patente de Modelo de Utilidade

INOVAÇÃO Data de Publicação: 20 jun 2022 16:56 Data de Atualização: 24 jun 2022 15:53

Aquela luzinha que fica acesa quando o aparelho está no modo de espera (stand by), pode gerar um gasto de energia elétrica até 20% mais do que se o aparelho fosse desligado direto no botão ou da tomada. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), cada aparelho da residência que permanece ligado no modo stand by, pode aumentar em até R$ 2 por mês o valor da conta de energia elétrica. Talvez este valor seja pequeno, mas ao analisar todos os aparelhos que ficam nesse modo de espera em nossa casa, este número pode representar um valor muito maior, principalmente quando somamos o gasto no ano inteiro.

E em tempos de preocupações com meio ambiente, gastos energéticos e também custos da energia, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu, em 30 de novembro passado, a Carta Patente (BR 202016015119-3) de Modelo de Utilidade de um Filtro de Linha Inteligente. A invenção de autoria de um grupo de pesquisadores do Câmpus Florianópolis visa reduzir o consumo de energia do modo stand by. O trabalho foi desenvolvido por Mateus Just Valli, Aldrwin Farias Hamad, Farleir Luís Minozzo, Clóvis Antonio Petry, Alexandre Corrêa Nunes, Dyego de Campos, Vitor Marthendal Nunes, e Lucas Camargo da Silva.

No âmbito nacional, além de poucas opções e problemas eletrônicos, geralmente esses produtos pecam em não evidenciar ao consumidor seu diferencial tecnológico, sendo esteticamente muito semelhantes a filtros de linha comuns. A partir destas constatações, e com auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), surgiu esse projeto interdisciplinar entre os cursos de Design de Produto e de Eletrônica, aliados com a indústria (NOVO Indústria e Comércio de Transformadores, sediada em São José - SC). Para os integrantes do grupo de trabalho, “é um projeto com cunho empreendedor, o qual recebe auxílio de um edital do CNPq que estimula a aproximação da universidade com a indústria.

Na prática

Segundo o grupo de inventores, o funcionamento do produto é baseado na detecção de stand by da tomada principal, que desliga as tomadas secundárias automaticamente para economizar energia. As estimativas na época de desenvolvimento do produto, demonstravam em torno de 15% de gastos (a depender do cenário de produtos do cliente). Outro atrativo do produto é o design, que conta com tomadas espaçadas e diagonalmente dispostas, para facilitar o uso do produto com todo tipo de plugs e fontes. O equipamento ainda é um meio de segurança para os aparelhos elétricos ligados a ele, pois qualquer descarga elétrica, todo o sistema é desligado.

Dentre os benefícios apresentados pelo modelo estão economia de até 15% em dispositivos Stand By; proteção contra raios e sobretensões; seis tomadas diagonais espaçadas, sendo uma principal, três secundárias e duas sempre ligadas; segurança como mini disjuntor (hoje padrão no mercado e inovação na época); organizador de fios no Design; suporte para parede; cabo removível padrão mundial e Led indicativo de status (Led inteligente).

Além disso, Farleir salienta que o equipamento, além de economizar o dinheiro do consumidor, ainda poupa recursos naturais, como água. “É uma consequência”, lembra ele.

O grupo de desenvolvedores do equipamento menciona a dificuldade em produzir hardware e importar insumos eletrônicos. “Nossas melhores oportunidades nesse momento estão no licenciamento da patente para empresas que já possuem produtos nessa linha. Neste cenário, o IFSC ficaria com 2/3 dos royalties e os inventores dividiriam outro 1/3”, comentam.

A patente de modelo de utilidade vigora pelo prazo de 15 anos contados da data de depósito, que nesse caso aconteceu em 2016.

Linha do tempo

Para a elaboração da proposta contou-se com uma pesquisa de similares, levantamento de necessidades, definição dos requisitos do produto, geração de alternativas e, com base nos requisitos, a escolha da alternativa final. Segundo a apresentação da invenção, durante o processo informacional foram identificados produtos similares com maior força no mercado internacional. Dentro do Brasil foram encontrados alguns desses produtos estrangeiros e somente um produzido no país. No âmbito do design o projeto alcançou resultados interessantes, que possibilitaram a requisição de pedido de patente de modelo de utilidade, de maneira que cumpre os requisitos levantados, proporcionando ao produto maior competitividade, devido seu diferencial estético aliado à sua funcionalidade.

Entre 2012 e 2014, como aluno do curso de Especialização em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos do IFSC, o Farleir Minozzo desenvolveu a pesquisa Equipamento de proteção elétrica bivolt com medição de tensão e detecção de consumo de corrente para eletroeletrônicos, sob a orientação do professor Clóvis Antônio Petry. Mais tarde, ele realizou alguns estudos e pesquisa de mercado sobre estabilizadores e filtros de linha, identificando tendências de mercado e necessidades dos consumidores.

Em 2013, Minozzo foi contemplado com o programa de intercâmbio do Instituto, dando continuidade à sua pesquisa e desenvolvendo, ainda sob orientação de Petry, na Universidade de Ciências Aplicadas de Neubrandenburgo (Hochschule de Neubrandenburg – Alemanha), um “Equipamento de proteção elétrica bivolt com medição de tensão e detecção de consumo de corrente para eletroeletrônicos”.

Estamos em 2014, e o professor orientador é contemplado na Chamada CNPq-Setec/MEC N º 17/2014 - Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica, para a execução do Projeto “Desenvolvimento de produto para proteção de eletroeletrônicos e economia de energia elétrica de modo de espera (stand by)”, em parceria com a empresa NOVO Transformadores.

Em meados de 2015, começaram a ser realizadas reuniões semanais com a equipe, que envolve profissionais e estudantes de eletrônica e de design. As reuniões em grupo com profissionais, professores e estudantes de diferentes áreas - um professor da eletrônica, um professor do design, dois alunos do mestrado em mecatrônica, um aluno de graduação em design e dois alunos do curso técnico de eletrônica tornaram as soluções encontradas muito mais fundamentadas e passíveis de fabricação, comercialização e utilização, devido ao engajamento e entendimento que foram contribuídos pelas diferentes áreas do conhecimento envolvidas. A proposta trouxe aspectos de resistência, auxílio na fabricação, no processo de montagem, em possíveis adequações aos mercados internacional e estéticos.

Em 26 de outubro de 2015, os servidores Petry e Farleir são contemplados pelo Edital Nº 35/2015/Proppi - Seleção de Invenções para Avaliação do Potencial de Patenteabilidade e Elaboração de Patentes, cuja proposta de “Filtro de Linha Inteligente com Economia de Energia em Modo de Espera (Stand By)” foi considerada patenteável, sendo encaminhada para a redação do relatório descritivo de um pedido de Modelo de Utilidade.

INOVAÇÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS