Pesquisa mostra que inflação de alimentos está quatro vezes maior do que a inflação oficial

PESQUISA Data de Publicação: 21 mar 2023 16:16 Data de Atualização: 21 mar 2023 16:32

A pesquisa que é realizada em três supermercados de Blumenau mostrou que, no mês de março, a inflação de alimentos está quatro vezes maior do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o índice de inflação oficial calculado pelo IBGE. Nesse mês, a inflação de alimentos chegou a 26% enquanto que o IPCA em 6,6%. Entre os itens que apresentaram as maiores altas de preço foram queijo muçarela; manteiga; fubá; farinha mandioca; feijão; ovos; extrato de tomate. Já os itens que apresentaram redução nos valores foram: arroz; alho; batata; óleo de soja; pão francês.

Os dados fazem parte da pesquisa “Análise de variação de preços de cesta básica de Blumenau” que analisa todos os meses a variação dos produtos. O levantamento é coordenado pelo professor Edmundo Pozes e conta com o apoio do servidor Filipe Bernardes e da estudante do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Câmpus Gaspar Dieny Samara.  

A variação entre o IPCA e a inflação dos alimentos se dá porque no IPCA são levados em consideração também itens como energia elétrica, água, internet, aparelhos eletrônicos, mensalidade escolar e atividades de lazer que, muitas vezes, puxam a inflação para baixo e não é o que observamos quando olhamos somente os preços dos alimentos.

Clique aqui e confira os dados e os gráficos da pesquisa de março de 2023. 

A pesquisa é realizada todos os meses e os dados são divulgados a partir do dia 12 de cada mês nos meios de comunicação do Câmpus Gaspar.  

PESQUISA CÂMPUS GASPAR