EVENTOS Data de Publicação: 01 ago 2024 15:14 Data de Atualização: 01 ago 2024 16:36
Será lançado nesta sexta, 2 de agosto, o Polo Olímpico de Conhecimento Interdisciplinar de Construção de Foguetes - Física, Matemática e Química, no Câmpus Florianópolis. O evento de lançamento ocorre a partir das 9h50, no auditório do câmpus, com transmissão online pelo YouTube, nos canais do Câmpus Florianópolis e do próprio Polo Olímpico.
Os polos olímpicos de conhecimento são iniciativas que buscam promover a excelência acadêmica e a pesquisa em diversas áreas do conhecimento, de maneira semelhante aos valores e objetivos das Olimpíadas esportivas. Esses polos podem ser criados em nível regional, nacional ou internacional e têm como objetivo identificar e desenvolver talentos intelectuais.
A iniciativa é apoiada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) por meio do Edital Nº 01/2024, de Seleção de Projetos para Criação de Polos Olímpicos de Conhecimento na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Câmpus Florianópolis foi um dos cinco câmpus de todo o país contemplados no edital.
A diretora de Ensino do Câmpus Florianópolis, Paula Borges Monteiro, explica que o Polo Olímpico terá um canal no YouTube e perfil no Instagram com informações sobre olimpíadas de conhecimento e conteúdo relativo a sua área de atuação. “Realizaremos oficinas em escolas estaduais de construção de foguetes e motivaremos os estudantes do câmpus a participar das olimpíadas”, comenta.
Para a diretora, a divulgação de olimpíadas do conhecimento - como as de Física, Língua Portuguesa e Matemática - cria uma cultura de desenvolvimento acadêmico e crescimento pessoal para os estudantes. “Os participantes têm oportunidades de conhecer pessoas, outras instituições e projetos diferentes. Inclusive participar de etapas internacionais. Algumas universidades brasileiras já ofertam vagas para medalhistas sem a necessidade de vestibular”, destaca..
“Para a instituição participar das olimpíadas sempre precisa ter um responsável local. Assim atenderemos outros câmpus no sentido de compartilhar nossa experiência e prática, incentivando-os a participar também”, complementa Paula.
Para mais informações sobre o polo, acesse o canal no YouTube.