Procedimentos de matrículas e certificados recebem novas Instruções Normativas

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 30 mar 2022 11:12 Data de Atualização: 30 mar 2022 11:19

Três Instruções Normativas (INs) foram publicadas na semana passada com a finalidade de estabelecer novos procedimentos para matrículas e certificados, que devido às demandas do ensino impostas pela pandemia do Covid-19 foram adequadas ao período de home office e educação online. Com o retorno do ensino presencial, a equipe da Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia), identificou a necessidade de revisão e atualização de algumas normativas institucionais. 

A Instrução Normativa nº 06/2022 flexibiliza regras e procedimentos relativos à matrícula e estabelece orientações para a virada de semestre no Sigaa  nos anos letivos 2020, 2021 e 2022, em função de mudanças no contexto acadêmico decorrentes da pandemia Covid-19 e para o retorno gradual ao ensino presencial com o avanço das fases da Política de Segurança Sanitária no IFSC.

A Instrução Normativa nº 07/2022 altera os procedimentos para o registro e expedição de diplomas e certificados de forma digital no IFSC, enquanto durarem as medidas de isolamento social associadas a pandemia Covid-19, bem como no retorno ao presencial, até que seja publicada Resolução específica normatizando a expedição de diplomas e certificados de forma digital no IFSC.

E a Instrução Normativa nº 08/2022 regulamenta o procedimento para matrícula remota nos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina enquanto permanecerem vigentes as medidas de isolamento social no contexto de enfrentamento à pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos após o retorno presencial.

A Deia ressalta que as ações desenvolvidas pelos Registros Acadêmicos (RA) são importantes para garantir não apenas os processos de acesso a todos os cursos ofertados pelo IFSC, mas também para a atualização e acompanhamento de toda a vida acadêmica estudantil. “Neste sentido todas as normativas que auxiliem o trabalho dos RA impactam positivamente no atendimento ao nosso estudante”, destaca a equipe da Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas.

As referidas IN já estão em funcionamento e disponíveis para consulta aqui

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