Professor do IFSC vence prêmio nacional para pesquisadores da área de Turismo

PESQUISA Data de Publicação: 09 out 2024 21:32 Data de Atualização: 18 out 2024 19:08

O professor Tiago Savi Mondo, do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC, foi o vencedor do Prêmio Pesquisador Destaque 2024 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur). A premiação, a principal do país na área de pesquisa em turismo, foi concedida durante o 21º Seminário da Anptur, realizado de 2 a 4 de outubro, em São Paulo.

O Prêmio Pesquisador Destaque é concedido anualmente pela Anptur no estilo “hall da fama”: só é possível ganhá-lo uma vez e, assim, entrar para uma seleta lista de pesquisadores da área de turismo no Brasil.

Inicialmente, é feita uma “votação popular” entre os associados à Anptur para indicar os nomes que serão avaliados pela direção da entidade, que escolhe o premiado de cada ano com base em critérios como a trajetória acadêmica e produção científica. Tiago foi o 18º pesquisador condecorado na história do prêmio e o primeiro ligado a um instituto federal.

“Foi, sem dúvida, o prêmio mais emocionante que já ganhei. Ele simboliza uma colheita. E a colheita, para ser boa, precisa de um plantio bom”, compara o professor do IFSC, que já havia sido finalista do prêmio Anptur nos últimos dois anos, ficando em segundo colocado em ambos. Aos 37 anos, ele é o pesquisador mais jovem a ganhar a premiação.

Tiago já venceu outros prêmios nacionais, como o Prêmio Mérito e Talento da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (Abbtur) em 2023 e o Desafio São Paulo de Inovação em Turismo Categoria Acadêmico em 2021, além de vencer a etapa estadual catarinense do Prêmio Pesquisador Inovador do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação em 2022 - Confap é o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa.

O professor do IFSC publicou o primeiro artigo científico em 2009. Em julho de 2011, ele se tornou professor do IFSC, no Câmpus Florianópolis-Continente, depois de ter uma experiência anterior como docente na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). No total, ele já publicou 105 artigos, com 111 coautores diferentes, sendo aproximadamente 40% deles, de acordo com levantamento próprio, estudantes do IFSC.

Para Tiago, a possibilidade de os estudantes participarem de ações de pesquisa é um dos benefícios que a atuação destacada dele como pesquisador traz para o IFSC, além de ajudar a consolidar uma imagem positiva e de credibilidade da instituição na área de pesquisa.

Em dezembro de 2023, quando publicou seu 100º artigo científico, Tiago Savi Mondo concedeu entrevista ao Portal do IFSC na qual avaliou quais são as características que um bom pesquisador precisa ter: “Saber perguntar. É o começo de tudo. Criar boas perguntas é um primeiro passo gigante para um pesquisador. A criação da pergunta vai delinear todo o caminho metodológico e de resultados que uma pesquisa terá. Depois disso, ter bom relacionamento com os pares, criar redes, pesquisar em conjunto, saber ouvir críticas e aceitar outras perspectivas. Por último, entender que o conhecimento é mutável e dinâmico e que a humildade científica é importantíssima”, disse.

PESQUISA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE