Professores do Câmpus Itajaí ministram capacitação para técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão

PESQUISA Data de Publicação: 12 mai 2023 14:49 Data de Atualização: 12 mai 2023 15:16

Nos dias 27 e 28 de abril, os professores do Câmpus Itajaí Mathias Schramm e Thiago Pereira Alves estiveram no Maranhão para ministrar capacitação para técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged). Os pesquisadores que integram o Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros (Laqua) viajaram a convite do governo do estado que está trabalhando para implementar o monitoramento e controle de moluscos bivalves. “Nós já havíamos ministrado um curso teórico on-line para os técnicos da Aged no ano passado e agora a proposta era fazer um treinamento prático de como deve ser feita a coleta dos moluscos e análise para que eles possam entender um pouco mais desses processos. O Programa de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves é de 2012 em que se estabelece que todos os estados devem  ter um programa de vigilância de contaminantes em áreas de produção de ostras, por exemplo. Até o momento só Santa Catarina é que de fato tem um programa nessa área e faz o monitoramento sistemático das áreas de produção. Além do Maranhão, os estados do Paraná e de São Paulo também tem trabalhado para implementação de um programa de controle”, explica o professor Mathias Schramm.

Para que de fato o programa entre em vigor no Maranhão, o estado precisa, além da capacitação dos técnicos da Aged, levantar os dados de números de produtores de moluscos bivalves no estado, ter um diagnóstico das diferentes áreas de produção, definir o laboratório onde serão feitas as análises, quais serão os pontos de monitoramento e estabelecer como se dará a logística de transporte dos moluscos até o local onde serão feitas as análises. Após o levantamento dos dados, o estado pode solicitar ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a autorização para a implementação de um programa de controle higiênico-sanitário de moluscos bivalves.

Na visita técnica que fizeram ao Maranhão, os pesquisadores saíram do Porto do Braga, no município de Raposa, para conhecer um local de cultivo de ostras. Além dos técnicos da Aged, participaram da atividade, estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Secretaria  de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). 

Confira vídeo produzido pela Aged e pelo governo do estado do Maranhão sobre a visita técnica dos professores do Câmpus Itajaí. 

 

PESQUISA CÂMPUS ITAJAÍ