ENSINO Data de Publicação: 09 out 2026 01:26 Data de Atualização: 09 out 2026 01:36
Dois professores do IFSC, Jesué Graciliano da Silva (Câmpus São José) e Paulo Roberto Córdova (Câmpus Joinville), organizaram um curso sobre inteligência artificial (IA) generativa para capacitar trabalhadores da Universidade Politécnica de Coimbra (UPCoimbra), em Portugal. A formação, com carga horária de 24 horas, foi planejada para professores, profissionais administrativos e estudantes da instituição portuguesa no uso crítico, ético e responsável dessa tecnologia.
A iniciativa é resultado de uma cooperação internacional entre as duas instituições. Segundo conta Jesué, as conversas começaram após a visita da reitora da UPCoimbra, Cândida Maria dos Santos Pereira Malça, ao IFSC, em 17 de novembro de 2025. Na ocasião, as instituições discutiram possibilidades de parceria e a universidade portuguesa demonstrou interesse no curso de educação a distância sobre inteligência artificial que já era oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina.
“É uma grande honra para mim, e acredito que também seja para o professor Paulo, realizar essa capacitação na UPCoimbra, levando o nome de nossa instituição para além-mar”, diz Jesué.
Internacionalização do IFSC
Para Paulo Córdova, o convite reconhece o trabalho desenvolvido no IFSC e fortalece a presença da instituição em discussões internacionais sobre inteligência artificial. “Este convite representa um marco que chancela a excelência da pesquisa pública brasileira e consolida a estratégia de internacionalização do IFSC, projetando nossa instituição como protagonista no debate internacional sobre inteligência artificial”, afirma.
O professor também destaca a importância de discutir não apenas os aspectos técnicos da tecnologia, mas os cuidados necessários para seu uso na educação. “Hoje, a IA não pode ser tratada apenas como ferramenta técnica; ela exige governança, responsabilidade e diretrizes éticas claras, especialmente no campo da educação. Para nós, como docentes, autores e pesquisadores, é um reconhecimento valioso ver que a produção teórica e prática desenvolvida em nossas salas de aula e laboratórios tem densidade para formar educadores no cenário europeu”, ressalta.
“Acredito que é uma excelente oportunidade para estreitar os relacionamentos de nossas duas instituições. Essa ação só é possível porque houve um movimento de quase duas décadas para internacionalização do IFSC e para ampliação da parceria ”, avalia Jesué da Silva, lembrando a criação da Assessoria de Assuntos Internacionais (atualmente Assessoria de Relações Institucionais), na Reitoria, em 2009. A expectativa é ampliar a cooperação entre as instituições, inclusive com possibilidades de coorientação de estudantes brasileiros e portugueses.
Na próxima quinta-feira, 15 de outubro, o curso será lançado oficialmente com presença dos professores do IFSC na UPCoimbra. Depois, eles também farão uma palestra na Universidade Técnica do Porto e uma visita técnica à Universidade Politécnica de Beja.
Formação adaptada à universidade portuguesa
O curso será oferecido totalmente a distância, em formato assíncrono, pela plataforma Moodle. Isso permite que os participantes acessem os conteúdos e realizem as atividades de acordo com a própria disponibilidade.
A formação foi organizada para atender às demandas apresentadas pela Reitoria da UPCoimbra. A estrutura do curso visa proporcionar uma experiência de aprendizagem acessível e adaptada às diferentes necessidades dos participantes, combinando conteúdos teóricos e atividades práticas que favoreçam a compreensão e a aplicação das ferramentas de IA em contextos académicos e profissionais.
Jesué explica que os conteúdos e as oficinas práticas estão sendo adaptados ao português europeu e às necessidades da universidade. A proposta contempla diferentes perfis de participantes, com formações específicas para docentes, profissionais não docentes e estudantes.
O objetivo é ajudar os participantes a compreender o funcionamento e aplicação das ferramentas de inteligência artificial. Entre os usos dessas tecnologias nas instituições de ensino superior, estão o planejamento pedagógico, a produção de conteúdos educativos, a análise de dados acadêmicos e a gestão administrativa.