Projeto cria blog para ajudar alunos e professores no ensino de cálculo

PESQUISA Data de Publicação: 23 mai 2024 18:03 Data de Atualização: 07 jun 2024 17:59


Um projeto de pesquisa do Câmpus Lages do IFSC coordenado pelo professor Ailton Durigon está trabalhando com formas de melhorar a relação dos estudantes com a disciplina de Cálculo I. O projeto, nomeado "Uso do Geogebra e blog como ferramentas de apoio ao ensino e a aprendizagem de Cálculo I", está em andamento, conta com dois bolsistas e faz parte do Edital 02/2023/Proppi e está em execução até agosto deste ano.

O professor Ailton conta que a motivação para iniciar o projeto vem da experiência do docente em reconhecer que a disciplina é desafiadora para os alunos. Com isso, o projeto tem o objetivo de ajudar os estudantes a avançar nos cursos onde ela é lecionada. "O cálculo é uma ferramenta indispensável para resolver problemas na área de exatas como engenharias e Ciência da Computação. Entretanto, muitos estudantes encontram uma grande dificuldade para compreender, resultando em retenção e até mesmo na evasão destes cursos. Buscar alternativas e metodologias diferenciadas para auxiliar os estudantes se faz necessário", conta o professor.

O professor identificou no software Geogebra, que é de livre acesso, uma plataforma com milhares de atividades, criadas pelos usuários, e tem sido o mais utilizado atualmente para se estudar matemática. Neste sentido, este projeto tem como objetivo central, reunir, organizar e desenvolver Applets com o geogebra, para o estudo de limites, derivadas e integrais e dispôr em um blog que poderá ser usado nas aulas e remotamente pelos estudantes. O blog está disponível neste link. "Inicialmente, o material é para uso pelos docentes e estudantes de Cálculo I, mas estará disponível e com livre acesso às pessoas que precisam estudar e ensinar Cálculo onde quer que elas estejam", complementa. Na computação, um applet é qualquer pequeno aplicativo que executa uma tarefa específica executada no escopo de um mecanismo de widget dedicado ou de um programa maior, geralmente como um plug-in.

O projeto tem sua dinâmica de execução a partir dos slides de aula com definições, exemplos e teoremas organizados e que são usadas cotidianamente em sala de aula. Os bolsistas, com os professores responsáveis pelo projeto, fazem uma busca ativa de atividades existentes, validam, realizam adaptações e criam novos materiais. Estes materiais são organizados na forma de applets que são incorporados num blog com todo o conteúdo trabalhado em sala de aula. "Dessa forma, os estudantes têm à sua disposição um material adicional que pode ser acessado posteriormente para ampliar sua compreensão e tirar possíveis dúvidas. Tem sido uma grata satisfação ver os resultados do projeto se consolidando a partir do trabalho e dedicação dos bolsistas. Após a sua conclusão, teremos um excelente material complementar que poderá auxiliar fortemente os estudantes a superarem suas dificuldades com esta ferramenta de apoio", completa o professor, que tem o desejo de levar os resultados ao conhecimento da comunidade acadêmica do IFSC e de outras instituições para que seu uso ajuda no obtenção dos objetivos desta área do conhecimento.

Oportunidade aos alunos

Uma das bolsistas do projeto é a estudante Joceli dos Santos, da sétima fase do curso superior de Engenharia Mecânica. A aluna conta que sua afinidade com atividades visuais a incentivou a participar da atividade. "Meu interesse pelo projeto surgiu em querer compreender melhor e estudar mais detalhadamente o conteúdo de cálculo, já que é a base de ensino para os cursos de exatas.  Sempre fui uma pessoa muito visual e participar do projeto que utiliza representação gráfica me ajudou a ter melhor compreensão e mais curiosidade pelo desenvolvimento dos estudos em cálculo", conta.

A estudante avalia sua participação no projeto de forma positiva, pois desta forma contribui na criação e otimização de resolução de problemas, em especial na ajuda a tornar os Applets mais interativos e beneficiando os usuários finais. "A partir dessa participação pude desenvolver habilidades como criatividade e raciocínio lógico ao programar comando e encontrar maneiras de visualizar graficamente os conceitos de cálculo tornando os conteúdos mais dinâmicos. Assim como habilidades técnicas e pedagógicas ao utilizar e explorar as ferramentas do geogebra, ao transformar conceitos teóricos em representação visual", completa. A aluna também coloca como habilidade desenvolvida a interação e comunicação com colegas e professores. A professora Vilma Karsburg é uma das colaboradoras do projeto. 

⁠"Me considero uma parte fundamental do projeto, assim como considero minha parceira Joceli. Conseguimos trabalhar bem juntos, além de uma boa organização dos papeis de cada um no projeto, o que colaborou para um projeto muito agradável e produtivo. Desenvolvi minhas habilidades focando no desenvolvimento de blogs, além de reforçar meus conhecimentos sobre os conteúdos de cálculo do curso", corrobora Luís Fernando Vicarri, aluno da quinta fase de Ciência da Computação, outro bolsista do projeto. Ele conta que o interesse em participar vem de longa data, por ter participado de projetos com o professor Ailton. "Meu interesse surgiu após participar do primeiro projeto com o professor Ailton e a professora Vilma, que abordava o tema Pré-Cálculo. Dessa forma, assim que apareceu a oportunidade de darmos sequência no conteúdo e desenvolver outro blog, logo me interessei", complementa o estudante. 

Ambos os alunos consideram a oportunidade de participar de um projeto como este uma forma de criar mais laços com a instituição e reforçar os conteúdos aprendidos em sala de aula. "Um ponto muito positivo é o reforço sobre os conteúdos de cálculo, que me concedeu um forte conhecimento sobre o assunto. Outro ponto que também deve ser comentado é sobre o fortalecimento dos laços com os docentes, o que me proporcionou um contato muito mais próximo deles e me forneceu muitas experiências positivas e conhecimentos que certamente enriquecerão minha bagagem profissional", completa Luís Fernando.

"Participar de projetos como este tem um impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem e fortalece os laços com a instituição de várias maneiras como: Interesse e motivação dos alunos pela matéria, tornando o aprendizado mais interativo. O projeto consegue entregar compromisso com a instituição visando estratégias de qualidade ao ensino", finaliza Joceli.

 

PESQUISA CÂMPUS LAGES