Projeto de divulgação científica do Câmpus Araranguá é aprovado em edital da Fapesc

EXTENSÃO Data de Publicação: 02 dez 2024 14:35 Data de Atualização: 02 dez 2024 14:46

O trabalho de divulgação científica realizado pelo Câmpus Araranguá do IFSC ganhou um reforço para sua continuidade nos próximos dois anos. Coordenado pelo professor de Física, Felipe Damasio, o projeto “A divulgação científica em ambientes não formais como ferramenta de combate ao negacionismo científico” foi contemplado em chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com o valor de R$ 250 mil para sua execução.

O resultado final do segundo lote de projetos aprovados para fomento no Edital de Chamada Pública FAPESC Nº 21/2024 – Programa de Pesquisa Universal foi divulgado no dia 26 de novembro. O prazo para execução é de 24 meses. 

O objetivo do projeto é capacitar os professores em formação nos cursos de Licenciatura do IFSC para desenvolver produtos de divulgação científica e pesquisas em divulgação e educação científicas, transformando este conhecimento em atividades para o público geral por meio de um planetário móvel que será adquirido com recursos do projeto.

De acordo com o professor Damasio, o projeto aprovado tem está diretamente relacionado a projetos anteriores de divulgação científica que vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos no âmbito da Licenciatura em Física do Câmpus Araranguá.

“Este projeto está totalmente inserido nos outros projetos, dando continuidade à produção de de divulgação científica pelos nossos alunos, incluindo os estudantes de Licenciatura em Química do Câmpus Criciúma, com a professora Naiane Machado Mariado também fazendo parte do projeto. A ideia é adquirir um planetário móvel que será usado pelas Licenciaturas dos Câmpus Araranguá e Criciúma, bem como pelo mestrado da UFSC Araranguá”, explica o professor.

Inicialmente, o projeto prevê a produção de investigações acadêmicas sobre negacionismo científico e divulgação científica, resultando em trabalhos acadêmicos que serão submetidos a congressos e periódicos para compartilhar os avanços desse projeto com a comunidade acadêmica.

No Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFSC Araranguá e nos cursos de Licenciatura em Física e Química do IFSC e na Especialização em Educação Científica e Matemática no IFSC, os professores orientarão trabalhos que produzirão produtos de divulgação científica pensados para serem usados em ambiente não formais utilizando o planetário móvel como atrativo ao público. Por fim, haverá a fase de implementação das propostas, voltadas ao público em geral e para públicos específicos, tais como as pessoas com deficiência.

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