Projeto Maternando Juntos forma primeira turma de promoção do bem-estar da mãe e do bebê

EXTENSÃO Data de Publicação: 18 dez 2023 18:01 Data de Atualização: 19 dez 2023 18:11

O Câmpus Joinville acaba de formar a turma mais jovem do IFSC. Leonardo Dalcanale Vieira, de seis meses, e as bebês Heloise Lara Dias, Laís de Lima Martins e Mariana Dalcanale Arndt, de nove meses, fazem parte da primeira turma do projeto de extensão “Maternando Juntos: ações integradas para a promoção do bem-estar da mãe e do bebê”, promovido pelo grupo de pesquisa Florescer, do bacharelado em Enfermagem. O encerramento foi sexta-feira (15), com direito à sessão solene de formatura no auditório, discursos, juramento, beca, diploma, apresentação cultural e coquetel. 

O projeto começou em junho e foi direcionado a mulheres em licença-maternidade com bebês a partir de dois meses. O grupo começou com treze mamães e foi diminuindo conforme se encerrava o período de licença. Nos encontros semanais de quinta-feira à tarde, com rodas de conversa sobre temas relacionados à saúde materno-infantil e oficinas de sling dance e massagem Shantala, o grupo serviu de rede de apoio e conexão para mamães e bebês. 

Conforme a professora de Enfermagem e coordenadora do projeto, Luana Cláudia dos Passos Aires, a chegada de um novo bebê na família exerce uma influência na alteração dos papéis sociais de todos os seus membros. “Percebe-se que, por mais atuante e participativo que seja o pai ou quão ampla e funcional seja a rede de apoio da família, a sobrecarga materna sempre prevalece. Pensando nessa sobrecarga é que surgiu o Maternando Juntos, com a intenção de ser colo, apoio, lazer, saúde mental materna e educação em saúde”, explica.

“É ótimo contar com esta rede de apoio”, concorda Giana Dalcanale, mãe do Leonardo, o caçula da turma. “É legal ter esse contato com as outras mães. Me senti muito acolhida e melhor preparada para viver a maternidade”, relata Giana, que já havia participado do Grupo de Gestantes do IFSC Gestando Juntos. Foi ela quem avisou e incentivou a irmã, Débora Cristina Dalcanale, a participar do Maternando Juntos.

Débora é a mãe da Mariana. “Vim porque é uma oportunidade de estar mais tempo com ela. É um projeto maravilhoso, me ajudou a ter um puerpério mais leve e a usar os carregadores ergonômicos”, conta Débora. Ela e o marido, Murilo, são egressos do Câmpus Joinville, formados na primeira turma do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar. “Agora, nós três somos formados pelo IFSC”, brinca Murilo.

Experiência acadêmica

Para os estudantes de Enfermagem bolsistas e voluntários que participaram do projeto, a experiência foi muito enriquecedora. “Este contato nos aproximou da realidade que vamos vivenciar no ambiente de trabalho, ajudou a quebrar o medo de atender pacientes bebês e nos capacitou em temas muito importantes, para trabalharmos com as mamães”, relata a bolsista Nicole Sasse, do 8º módulo do bacharelado em Enfermagem.

Antes de abrir o projeto para a comunidade, a equipe executora do projeto participou de uma capacitação com profissionais especializados. No curso de vinte horas, estudantes e professores de Enfermagem tiveram aulas teóricas e práticas sobre fatores do movimento, fisiologia anatômica da dança para mães no pós-parto, amarração e cuidados do bebê no sling, benefícios da dança, técnicas de condução do sling dance, massagem Shantala, anatomia da pele e benefícios do toque, ergonomia no carregar bebês e exterogestação.

O Maternando Juntos é um projeto de extensão aprovado no Edital EPE 05/2023, de fomento às atividades indissociáveis entre ensino, pesquisa e extensão do Câmpus Joinville. Durante a execução, houve parceria com o projeto de extensão “O lúdico na educação em saúde como proposta de um atendimento mais humanizado em pediatria”, que promoveu atividades para os filhos mais velhos que vinham junto.

A turma de 2024 ainda não tem data de início, mas as mães interessadas já podem fazer a inscrição no formulário eletrônico disponível no perfil do grupo de pesquisa Florescer no Instagram. A preferência é por mulheres que já participaram do Grupo de Gestantes do IFSC.

EXTENSÃO CÂMPUS JOINVILLE