PESQUISA Data de Publicação: 20 dez 2024 12:09 Data de Atualização: 20 dez 2024 12:35
Os desafios vividos pelo IFSC durante o período da pandemia de covid-19 serão contados em um documentário produzido por meio de um projeto de pesquisa do Câmpus Palhoça Bilíngue. A pesquisa foi premiada no concurso de trabalhos da Mostra Científica e Tecnológica do IFSC com o 1º lugar na categoria “Ciências Sociais Aplicadas”.
“Foi o reconhecimento do esforço para realizar um trabalho sério, comprometido e profissional. Os trabalhos submetidos eram excelentes, todos de alto nível, o que nos deixa ainda mais orgulhosos da nossa trajetória”, avalia a orientadora do projeto, professora Veridiane Pinto Ribeiro.
O filme vai trazer entrevistas com gestores, servidores e estudantes da Reitoria e dos câmpus que vivenciaram o período da pandemia na instituição. No total, foram 30 horas de gravação. Fotografias do acervo do IFSC (315 no total), documentos institucionais produzidos ao longo do isolamento social (90) e reportagens relacionadas aos impactos causados pela pandemia da covid-19 também fizeram parte do material de pesquisa.
Entre os temas abordados, estiveram as adaptações das aulas para o formato remoto e as medidas sanitárias adotadas pelo IFSC para garantir o retorno seguro de estudantes e servidores às atividades presenciais. Os entrevistados relataram como foi o processo de construção do plano de contingência, as estratégias para a implantação das atividades não-presenciais, além das ações em doações para famílias de alunos em condições de vulnerabilidade.
Os entrevistados também relataram sobre os empréstimos de equipamentos para garantir que alunos sem recursos tecnológicos pudessem continuar seus estudos e concluir sua formação. “Todo o processo, desde a determinação do afastamento social, às estratégias que compuseram as atividades não-presenciais, até o retorno gradual às atividades presenciais, tudo foi registrado em vídeo para a produção deste documentário e interpretado para Libras”, explica a professora Veridiane.
Segundo a professora, a ideia de produzir o documentário surgiu após a pandemia, pois as ações do IFSC foram notoriamente eficazes, considerando as turmas que se mantiveram até as formaturas, mesmo com o afastamento social, que buscava, acima de tudo, preservar a saúde e a vida de servidores e alunos. “Conhecer e registrar quais ações levaram a este resultado, pode deixar um legado às gerações futuras que, porventura, precisem buscar em outras experiências, estratégias para vencer desafios como foi a pandemia do covid-19”, complementa Veridiane.
O trailer do documentário pode ser assistido no perfil do projeto no Instagram (@pibicphb) ou neste link. A previsão de lançamento do filme completo é fevereiro de 2025, com publicação no canal do câmpus no YouTube.
O projeto foi realizado entre setembro de 2023 e agosto de 2024, com financiamento do Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic EM). A equipe da pesquisa reuniu no total oito estudantes bolsistas dos cursos técnicos em Comunicação Visual (CV) e em Tradução e Interpretação Libras-Português (Tils), dos quais três ficaram até o final: Diogo Jaboski e Kamilli Medeiros, do Tils, e Julia Lopes, do CV.