Projeto promove manutenção de equipamentos utilizados por pescadores artesanais em Bombinhas

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 16 fev 2023 15:12 Data de Atualização: 16 fev 2023 15:19
A secretaria da Pesca e Aquicultura de Bombinhas disponibiliza um espaço para que pescadores artesanais da cidade possam fazer a manutenção de suas embarcações e, ao visitar o local, o professor do Câmpus Itajaí Sérgio Roberto Sanches observou que alguns desses equipamentos precisavam passar por um conserto. Foi quando ele resolveu propor uma parceria com a prefeitura para que a manutenção dos equipamentos pudesse ser feita por servidores e estudantes do Câmpus Itajaí. Para viabilizar a parceria, o professor escreveu o projeto “Adequação da estrutura da Secretaria de Pesca e Aquicultura do município de Bombinhas para a execução de pequenas manutenções nas embarcações da comunidade de pescadores locais” e o submeteu ao edital Proex 02/2022 do IFSC. “Após um levantamento, eu observei que a manutenção desses equipamentos poderia ser uma oportunidade para que os estudantes do técnico em Mecânica pudessem colocar em prática aquilo que aprendem durante o curso.”

 As atividades do projeto começaram ainda no mês de junho com visitas ao local para verificar os equipamentos que precisavam passar por manutenção. Além do professor Sérgio, dois estudantes do técnico integrado em Mecânica e o professor João Pozzobon do Câmpus Itajaí foram conhecer a estrutura da secretaria da Pesca e Aquicultura. “Nós trouxemos uma parte da prensa hidráulica e a morsa para manutenção na fábrica do Câmpus. O kit de reparo para a prensa eu consegui de forma gratuita com a própria empresa que fabricou o equipamento”, explica o professor Sérgio.

Um das voluntárias do projeto foi a na época estudante do técnico em Mecânica Amanda Silva
Luz .“Parte do curso do técnico em Mecânica eu fiz durante a pandemia e foi muito importante
participar desse projeto porque eu pude rever conteúdos e colocar em prática conceitos que eu havia aprendido.”

Além da manutenção das peças, o projeto buscava também promover a capacitação dos pescadores para que eles próprios pudessem fazer a manutenção de seus barcos bem como de profissionais que atuam na venda de materiais para manutenção para que eles pudessem entender as reais necessidades dos pescadores. “Muitos pescadores artesanais de Bombinhas trabalham na pesca do camarão e na época do defeso eles levam suas embarcações para manutenção em Tijucas, o que gera um custo alto para o deslocamento dos barcos. Este é um período também em que os pescadores ficam ociosos e se eles aprenderem a utilizar os equipamentos de manutenção, eles mesmos podem fazer os reparos. O que reduz custo, tempo de serviço e permite que as embarcações fiquem prontas mais rápidas. Hoje um dos problemas mais comuns nos barcos é que o eixo das hélices entorta e isso eles conseguiriam fazer a manutenção ali mesmo na estrutura da secretaria da Pesca e Aquicultura desde que os equipamentos estejam funcionando e eles tenham capacitação para isso.”

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O projeto de extensão está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que buscam promover uma agenda para “mobilizar esforços para erradicar todas as formas de pobreza, combater as desigualdades e combater as mudanças climáticas, garantindo ao mesmo tempo que ninguém seja deixado para trás”.

No caso do projeto de Itajaí, o foco se dava no oitavo e no nono Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável que buscam “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos” e “construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.”
CÂMPUS ITAJAÍ EXTENSÃO