Projeto que ensina língua de sinais a crianças surdas tem inscrições abertas

EXTENSÃO Data de Publicação: 24 set 2024 18:22 Data de Atualização: 24 set 2024 18:37

Estão abertas inscrições para o projeto “Libras para crianças surdas”, do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC, que tem como objetivo ensinar a língua brasileira de sinais (Libras) para crianças surdas ou com perda auditiva com idades entre 4 meses e 6 anos. As famílias interessadas podem entrar em contato pelo e-mail lapebi.phb@ifsc.edu.br.

As aulas do projeto são gratuitas e acontecem às terças-feiras, em dois horários, de acordo com a faixa etária das crianças: das 13h30 às 15h para quem tem de 4 meses a 4 anos e das 15h30 às 17h para 4 a 6 anos. Os pais ou responsáveis pelas crianças que quiserem também podem aprender a Libras nos mesmos períodos.

Os encontros são no Laboratório de Pedagogia Bilíngue (Lapebi) do Câmpus Palhoça Bilíngue (Rua João Bernadino da Rosa, 395, Pedra Branca). As famílias que se candidatarem por e-mail vão passar por uma entrevista para que a equipe do projeto conheça o perfil delas e das crianças.

Nas aulas do projeto, que existe há um ano, a criança aprende a sinalizar em Libras, que é um meio de comunicação e expressão reconhecido legalmente no Brasil (Lei 10.436/2002). A professora do IFSC e coordenadora do "Libras para crianças surdas”, Débora Casali, explica que dominar a Libras amplia a capacidade de comunicação e o conhecimento que a criança surda tem sobre o mundo. “Ela vai ser capaz de conversar com qualquer surdo ou ouvinte que saiba Libras, não só no ambiente familiar”, destaca.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lapebi.phb@ifsc.edu.br.

 

EXTENSÃO CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE