E-book de projeto Turismo Cervejeiro dá dicas de como transformar cervejarias em "pontos turísticos"

EVENTOS Data de Publicação: 15 mar 2023 15:23 Data de Atualização: 03 abr 2023 07:05

O projeto Turismo Cervejeiro, realizado no Câmpus Florianópolis – Continente do IFSC, foi encerrado nesta terça-feira (14) com a degustação de pratos harmonizados com diversos tipos de cerveja. Foram convidados representantes do Núcleo Cervejeiro da Grande Florianópolis, que provaram as receitas preparadas pelos estudantes da 5ª fase do curso superior de Gastronomia.

O  Turismo Cervejeiro foi idealizado pelo professor Tiago Savi Mondo ainda em 2021, sendo contemplado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Para auxiliar os empresários do ramo, o projeto vai lançar dois e-books: um deles é um guia destinado a donos de cervejaria sobre como implementar atividades turísticas e já está disponível. O segundo e-book vai trazer as receitas desenvolvidas pelos estudantes de Gastronomia. Além disso, foram produzidos dois artigos científicos, submetidos a revistas especializadas. “Foi desafiador. Conseguimos entregar para a sociedade um conjunto de produtos turísticos bem bacana”, destaca Tiago.

O objetivo foi auxiliar as cervejarias artesanais da Grande Florianópolis a desenvolver produtos turísticos, como a rota da cerveja. Foi realizado diagnóstico das atividades de oito cervejarias e oito bares da região, utilizando-se a ferramenta Tourqual - um modelo de avaliação da qualidade de serviços em atrativos turísticos.

Segundo o professor Tiago, as cervejarias estão focadas no processo produtivo e na venda, porém, podem explorar o potencial turístico de seus empreendimentos. Agências de viagens e operadoras de turismo podem incluir as cervejarias em seus roteiros.

O presidente da União Cervejeira da Grande Florianópolis, Reinoldo Steinhaus, diz que foi importante participar do projeto para entender melhor como trabalhar o turismo de cerveja na região. Para ele, os produtores de cerveja artesanal têm como concorrência as grandes marcas, que apresentam preços menores. Assim, buscam ganhar o público pela qualidade do produto e pelo paladar, sendo que o turismo pode ser uma das formas de alavancar as vendas. “Santa Catarina tem muito potencial, temos cervejas premiadas nacional e internacionalmente”, afirma.

Gastronomia e cerveja

A produção de um cardápio de receitas harmonizadas com diversos tipos de cerveja foi uma das etapas do projeto. Cinco alunos do curso superior de Gastronomia do Câmpus Florianópolis – Continente, orientados pelo professor Tanes Kfouri, produziram o menu. Os alunos do curso técnico em Restaurante e Bar participaram servindo os convidados.

O professor Tanes escolheu tipos de cerveja mais comuns na região da Grande Florianópolis e desafiou os alunos a criarem os pratos. Foram meses de pesquisas teóricas sobre cervejas e harmonização, o que resultou na escolha de opções a serem testadas na prática e que ao final, foram servidas aos convidados. Para a preparação das receitas, foram escolhidos ingredientes mais comuns na região, e que pudessem ser facilmente servidos nos bares e restaurantes locais. Um exemplo foi o molho barbecue, produzido com café, melado e cachaça.

Além de provarem os pratos e as cervejas, os convidados preencheram um formulário de avaliação. Um dos convidados para a degustação foi o sommelier de cerveja Tiago Steinhaus. Segundo ele, a gastronomia está associada à produção de bebidas. As cervejas produzidas localmente podem ser consideradas “cervejas gastronômicas”, especiais para acompanhar alguns tipos de prato. Ele achou bastante positiva a promoção da degustação e fez observações sobre as receitas produzidas pelos estudantes.

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE