Projetos desenvolvidos no IFSC são lançados na Semana Nacional de EPT

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 set 2021 16:38 Data de Atualização: 24 set 2021 16:50

O sistema Re-Saber e o curso de mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica, ambos projetos desenvolvidos por servidores do IFSC, figuraram entre as iniciativas lançadas pelo Ministério da Educação (MEC) durante a celebração da Semana Nacional da EPT, que marca os 112 anos de criação da rede federal. Ambos foram apresentados no primeiro dia do evento, em Brasília (DF).

Instituído pela Portaria 24/2021 do MEC, o Re-Saber substitui o antigo programa Certific e prevê a implementação de um sistema mais amplo e acessível de reconhecimento formal dos saberes e competências de trabalhadores, por meio da certificação profissional. O edital para adesão das instituições ao programa foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 23 de setembro.

Na definição do professor do Cerfead Paulo Roberto Wollinger, que colaborou na elaboração da Portaria 24/2021 e apresentou o programa no evento, o Re-Saber é uma grande iniciativa de inclusão escolar com potencial para beneficiar cerca de 30 milhões de pessoas que detêm saberes profissionais, mas não dispõem de documento que certifique suas aptidões. “O Re-Saber vai trazer esses trabalhadores de volta para a escola para avaliar e certificar os saberes que eles possuem”, afirma, destacando a relevância do programa para a continuidade e conclusão dos estudos pelos participantes. No Brasil, tempo médio em que uma pessoa frequenta a escola formal é de 7,5 anos.

A certificação de saberes e competências é prevista no artigo 41 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ou seja, desde 1996. De acordo com Wollinger, outros programas implementados desde então já atuaram nessa perspectiva, porém o Re-Saber será mais abrangente por envolver, também, instituições privadas. O professor observa ainda que esse tipo de reconhecimento de saberes é praticado em diversos países, como Portugal. 

Mentoria para a EPT

Também no evento do MEC, o professor do Cerfead Olivier Allain apresentou as diretrizes do curso de Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), voltado a professores da educação básica. A proposta do curso, desenvolvido conjuntamente pelo IFSC e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), é apresentar a esse público as possibilidades formativas nos itinerários do ensino médio, habilitando-os a orientar os estudantes a fazer escolhas que contemplem as ofertas da EPT. “A ideia é instrumentalizar os professores e ampliar a compreensão que eles têm sobre a EPT”, sintetiza Allain.

112 anos da rede de EPT

No primeiro dia das atividades alusivas à Semana Nacional da EPT, o reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, compôs a mesa de abertura e fez uma fala exaltando o papel dos institutos federais, Cefets e Colégio Pedro II no desenvolvimento social e econômico das regiões nas quais estão inseridos. Gariba afirmou que os projetos apresentados pelo IFSC no evento – como o Re-Saber e os cursos de Mentoria para a EPT e Docência para a EPT – mostram o potencial dessas instituições cujo trabalho vem fazendo diferença na sociedade há várias gerações. “Somos uma instituição de ensino na qual a educação não deve qualificar apenas para o mercado, mas para a vida, e esses projetos têm esse viés de mudar a vida de jovens e adultos”, ressaltou o reitor do IFSC.

Programação

A Semana Nacional de EPT seguirá com programação especial até este sábado (25). Durante as atividades, foram lançados 14 projetos e iniciativas vinculados ao Programa Novos Caminhos: Anuário Estatístico, Curso de Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, IF+Empreendedor, InTech Challenge, Mapa de Demandas e Apresentação da Linha de Fomento do Qualifica Mais Emprega Mais, Monitor de Profissões, Oficinas 4.0, Painel de Fomento, Plataforma Aprenda Mais, Projeto para o Desenvolvimento de Indicação Geográfica, Qualifica Mais EnergIF e Re-Saber. Além disso, foi realizada nos dias 24 e 25 a 1ª Exposição Nacional de EPT, com estandes de instituições de toda a rede.

As atividades da Semana foram transmitidas ao vivo pelo canal do MEC no Youtube. Clique aqui para assistir à gravação do dia 23 e aqui para a do dia 24.

 

INSTITUCIONAL NEWS