EXTENSÃO Data de Publicação: 18 dez 2024 11:04 Data de Atualização: 18 dez 2024 11:43
As alunas Amanda Fidelix, Raissa Rafaela Loos e Yasmin Narciso Venâncio, do curso de bacharelado em Enfermagem do Câmpus Joinville, desenvolveram um aplicativo de celular para promover e incentivar hábitos saudáveis em pessoas idosas, através do monitoramento da saúde cardíaca. O aplicativo Pulse+ foi financiado pelo Edital de Protagonismo Discente do IFSC (N.º 12/2024/DIREX-PROEX).
A ideia do projeto “Coração na Palma da Mão: o uso de um aplicativo móvel na promoção da saúde cardiovascular em idosos” surgiu da junção das áreas de interesses das três participantes: geriatria, cardiologia e tecnologia. E a justificativa da necessidade vem das informações do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS). Em 2022, Joinville registrou 3.647 óbitos de pessoas com mais de 45 anos. Destas morte, 947 estão ligadas a doenças cardiovasculares, ou seja, 26%.
Segundo as alunas, a ferramenta é acessível e intuitiva para que os idosos monitorem seus hábitos cotidianos através de indicadores essenciais de saúde, como sinais vitais e hábitos de vida. No aplicativo, tem espaço para registrar a aferição de pressão arterial e os horários da medicação, por exemplo.
A intenção é que os dados ajudem os profissionais de saúde a obter uma avaliação clínica mais precisa. O aplicativo também vai trazer informações sobre as cardiopatias e lembretes para estimular atividades físicas e reduzir hábitos não saudáveis que podem levar a doenças cardiovasculares.
Por ser desenvolvido especialmente para idosos, o aplicativo traz informações curtas e diretas, com letras grandes e sem poluição visual. O teste de usabilidade foi feito com a turma do curso de Informática Básica do Câmpus Joinville, do projeto de extensão Acesso às Tecnologias na Melhor Idade. As avaliações do público-alvo e de profissionais de saúde consultados ajudaram a equipe a fazer os ajustes necessários.
O aplicativo está disponível gratuitamente em formato APK. Acesse por aqui.