EXTENSÃO Data de Publicação: 13 dez 2024 16:48 Data de Atualização: 13 dez 2024 18:39
O Extremo Oeste de Santa Catarina passou a contar com um importante instrumento para fomentar o turismo e valorizar os empreendimentos locais: o Portal de Turismo da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. O espaço foi desenvolvido no âmbito do Projeto Integrador 2023, dentro do Câmpus São Miguel do Oeste do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em parceria com o Colegiado de Cultura e Turismo da Associação.
A iniciativa centraliza informações sobre atrações turísticas e serviços da região, antes disponíveis apenas em canais dispersos, como WhatsApp e Instagram, por exemplo.
Por meio das respostas de empreendedores locais a um questionário, o site apresenta diversas categorias, como "O que fazer", "Onde comer" e "Onde ficar", oferecendo uma visão abrangente das opções da região. Até o momento, o projeto reuniu dados de uma significativa parcela dos empreendimentos locais e promete facilitar o acesso de turistas e moradores a essas informações.
"O site é uma ferramenta de apoio para adivulgação e o fortalecimento do turismo regional. Para explorar as oportunidades e conhecer mais sobre o que o Extremo Oeste Catarinense tem a oferecer", afirmam os professores do IFSC que estão a frente do projeto, Adinor Capellesso e Yussef Parcianello.
A ideia nasceu a partir de um projeto de pesquisa iniciado em 2022, com o professor Adinor e os estudantes - agora egressos - Cauani Eloisa Trevisol, Gabrieli Cristina Ganzava Wickert, Jaqueline Ely e Luiz Felipe Degani Demarck. Na época, o grupo propôs contribuir com a divulgação dos empreendimentos turísticos estudados.
A proposta continuou sendo executada pela equipe durante um Projeto Integrador, no Ensino Médio Ténico em Agropecuária (Integrado), e contou com orientação também do professor Yussef. Por fim, em 2024, os professores deram continuidade às atividades de levantamento de dados e cadastro, com ações junto ao Colegiado de Cultura e Turismo da Ameosc, e conseguiram fechar o ano com a publicação do Portal.