ESPECIAL Data de Publicação: 21 mai 2024 16:31 Data de Atualização: 07 jun 2024 17:59
A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) está produzindo material com orientações para população e profissionais de saúde sobre desastres climáticos. O objetivo é fornecer informações confiáveis sobre manejo de situações de saúde em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul.
A professora de Enfermagem do Câmpus Florianópolis, Vanessa Tuono, é a representante institucional do IFSC na UNA-SUS. Com outros professores da área de Saúde da rede, está realizando a curadoria de informações já existentes, disponíveis até agora no hotsite sobre desastres naturais.
-> Acesse o hotsite sobre desastres naturais
De acordo com a professora, a demanda surgiu de conversa com três coordenadores da UNA-SUS do Rio Grande do Sul, que apresentaram as reais necessidades de informação da região. “A catástrofe no Rio Grande do Sul trouxe demandas que sequer imaginávamos. Há os que simplesmente não se enxergam no que fazer, e há os que dizem sim: o que eu sei, pode ajudar”, destaca.
Segundo Vanessa, muitas informações já foram reunidas, porém, a intenção agora é apresentá-las de forma mais objetiva e de fácil acesso e leitura aos profissionais. Assim, foram convidados estudantes do IFSC para colaborar com o projeto, para elaborar materiais gráficos a partir das informações científicas já reunidas.
O estudante do curso superior de tecnologia em Design do Câmpus Florianópolis, Matheus Pieri Pedro, é um dos quatro estudantes voluntários que estão criando materiais gráficos a partir das informações fornecidas pela UNA-SUS. Serão criados infográficos, materiais gráficos e para sites e mídias sociais. “No projeto eu propus um fluxo de trabalho que dividisse bem a demanda entre os participantes e fiquei responsável pela parte de diagramação inicial dos infográficos”, conta.
Segundo Matheus, está sendo gratificante auxiliar os atingidos pelas enchentes, mesmo a distância. “É muito gratificante, para mim, e acredito que para muitas outras pessoas, é angustiante ver toda situação no Rio Grande do Sul e não poder fazer muita coisa para ajudar diretamente. Com esse trabalho nós temos fé que podemos de certa forma auxiliar com informações importantes para as pessoas que foram e estão sendo afetadas por essa catástrofe”, conta.
Para a professora Vanessa, “a rede UNA-SUS é uma potência de conhecimento em saúde e competência. Em um momento crítico, a resposta rápida foi evidência disso. Ser parte da rede é um caminho que o IFSC tem construído ao longo de anos, e provamos a nós mesmos que com boa vontade e profissionalismo, vamos produzir. Estudantes do design, obrigada por dizerem sim! Vocês brilharam muito! A saúde populacional é responsabilidade de todos”.