Unidade Embrapii do IFSC firma termo de cooperação técnica com o BNDES

INOVAÇÃO Data de Publicação: 25 abr 2023 14:02 Data de Atualização: 25 abr 2023 14:04

A Unidade Embrapii do IFSC firmou termo de cooperação técnica para a utilização de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) relacionados às áreas de transformação digital e defesa.

A cooperação compreende a concessão de recursos financeiros para o financiamento parcial dos custos dos projetos contratados com as empresas do setor produtivo, buscando compartilhar riscos no desenvolvimento de projetos de PD&I.

De acordo com a diretora de Planejamento e Negócios do Polo de Inovação, Cristina Missao Borille Kuba, a cooperação entre Embrapii e BNDES é importante para abrir mais uma possibilidade de contratação de projetos. Segundo explica, as expertises do polo nas áreas de Eficiência Energética, Redes Inteligentes e Fontes Renováveis de Energia possibilitam o enquadramento de projetos com foco na transformação digital.  

“Isso engloba todo e qualquer dispositivo que utilize energia elétrica para sua operação, incluindo dispositivos e veículos empregados na área militar (foco Defesa). Além disso, as competências na área de Mobilidade Urbana possibilitam inúmeras oportunidades de desenvolvimento de projetos de PD&I em áreas estratégicas de Defesa”, salienta Cristina.

Focos tecnológicos

Os projetos com aporte de recursos do contrato BNDES-Embrapii devem, necessariamente, estar inseridos em focos tecnológicos específicos e pré-estabelecidos. Na área transformação digital, os focos são: 1) Soluções digitais para agro, saúde, cidades e indústria; e 2) Sistemas e Componentes para Conectividade. 

Os projetos apoiáveis no foco tecnológico de Defesa são aqueles demandados por empresas que compõem a Base Industrial da Defesa (BID), que é o conjunto de organizações estatais e privadas, civis e militares, que realizam ou conduzem pesquisas, projetos, desenvolvimento, industrialização, produção, reparo, conservação, revisão, conversão, modernização ou manutenção de produto de defesa. Esse foco tem como objetivo principal atender às necessidades das Forças Armadas em toda a variedade de produtos e serviços por elas empregados em suas atividades operacionais. 


 

INOVAÇÃO