Unidade Embrapii IFSC é recredenciada e define compromissos para os próximos seis anos

INOVAÇÃO Data de Publicação: 18 dez 2023 18:51 Data de Atualização: 02 jan 2024 09:39

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (15 de dezembro) o extrato de termo de cooperação que renova o credenciamento da Unidade Embrapii IFSC para o período de 2024 a 2029. Isso significa que, a partir do próximo ano, a unidade terá mais autonomia e não precisará ter acompanhamento direto de um tutor da empresa. Vinculada ao Polo de Inovação do IFSC, a Unidade Embrapii IFSC foi aprovada em edital em 2017 e funciona, desde janeiro de 2018, no Câmpus Florianópolis, com pesquisa aplicada na área de Sistemas Inteligentes de Energia.

O recredenciamento foi possível após a unidade alcançar um índice de 86% no Quadro de Indicadores e Metas (QIM) da Embrapii, que mede o desempenho das unidades Embrapii em diversos quesitos, como contratação de projetos, pedidos de propriedade intelectual e participação em eventos. Para o diretor geral do Polo de Inovação, Robinson Pizzio, o recredenciamento significa a consolidação de um trabalho de seis anos realizado pelas gestões anteriores do Polo e da Unidade Embrapii IFSC. Ele destaca que a Unidade passou primeiro por um período inicial de funcionamento entre 2018 e 2020, chegando nos últimos três anos à fase de consolidação. “Finalizamos a consolidação em 2023 e recredenciamos nossa unidade para um período de seis anos. Sem dúvida isso denota o reflexo de um esforço de seis anos de atuação e, para nós, da gestão, é sem dúvida uma vitória. Porque nós assumimos em agosto do ano passado e conseguimos finalizar o processo que tinha sido iniciado, com êxito e inclusive bastante elogiado pela Embrapii”, comemora.

Blog do IFSC: Entenda como funciona o Polo de Inovação

Processo de recredenciamento

Para o processo de recredenciamento foram realizadas atividades importantes e complexas, explica o diretor Pizzio. “Passamos por três anos de busca, prospecções, contratações de projetos e nesse último ano efetivamente conseguimos alavancar significativamente os números para as metas da unidade Embrapii e garantir efetivamente o recredenciamento”, conta. O processo de recredenciamento propriamente dito, em setembro e outubro, passou por etapas como uma auditoria, uma inspeção financeira presencial e uma inspeção técnica, que envolveu um avaliador ad hoc presencial e três remotos. Um dos pontos importantes sobre os quais a equipe se debruçou foi caracterizar a inovação de cada projeto perante a Embrapii – já que essa é uma condição obrigatória para as pesquisas realizadas nas unidades. 

Ampliação

A ampliação da atuação do Polo de Inovação para além das pesquisas em Sistemas Inteligentes de Energia – foco da Unidade Embrapii IFSC – é uma das perspectivas vislumbradas pelo diretor. “Embora o Polo de Inovação já esteja criado, ele não é efetivo. O que é efetivo hoje dentro do IFSC é a Unidade Embrapii, que tem um foco exclusivo em sistemas inteligentes de energia. O Polo de Inovação é muito mais amplo que isso”, explica. Ele acrescenta que a equipe assumiu o compromisso de concretizar o Polo, levando oportunidade de projetos de pesquisa com fomentos distintos a todos os pesquisadores interessados em áreas tecnológicas.

“2024 será o ano em que nós queremos definitivamente implantar, consolidar, disponibilizar, tornar efetivo o Polo de Inovação para os servidores do IFSC”, reafirma. Isso vai ampliar ainda mais os benefícios já observados com o foco atual da Unidade Embrapii, que envolvem a formação dos estudantes e a abertura de oportunidades que muitos não teriam em situações como estágios em empresas. “O Polo de Inovação vai multiplicar isso em dezenas, eu tenho certeza. Ou seja, nós vamos levar oportunidade de alto nível tecnológico, de pesquisa aplicada, a muito mais discentes do que hoje nós já fazemos.”

Robinson Pizzio considera muito relevante a quantidade de estudantes beneficiados no processo de pesquisa dentro da Unidade Embrapii. Embora os projetos sejam voltados para a indústria e tragam benefícios para o setor, o diretor pondera que o IFSC também ganha muito como instituição de ensino, pesquisa, extensão e inovação. “Nós entendemos que a parte que nos cabe e que nos é importante diz respeito ao quanto nossos servidores conseguem absorver, também, conhecimento ao longo do processo de cada projeto, levar esse conhecimento para dentro de sala de aula, para a nossa comunidade acadêmica, compartilhar isso com os nossos discentes”, avalia. “A atuação dos nossos discentes dentro de cada projeto traz para nós um orgulho enorme porque eles têm a oportunidade de se inserir em um nível de tecnologia tão alto, tão organizado, tão bem sucedido que pouquíssimas empresas do Brasil poderiam proporcionar”, sustenta. 

Resultados

A equipe do Polo de Inovação apresentou ao Conselho Superior (Consup), na semana passada, um resumo dos resultados obtidos em 2023 e metas para 2024. Ao longo do último ano, foram dez projetos em atividade – metade deles contratados em 2023. No total, as pesquisas em 2023 envolveram 31 pesquisadores e 55 estudantes bolsistas. Para os próximos seis anos, a meta da unidade é contratar 26 projetos.


 

INOVAÇÃO