EXTENSÃO Data de Publicação: 27 dez 2024 11:13 Data de Atualização: 27 dez 2024 12:04
Um projeto do Câmpus Joinville produziu jogos em 3D para estimular a memória, o foco nas atividades do dia a dia e a coordenação motora dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A entrega de vinte conjuntos de tangram e jogo da velha foi realizada no dia 11 de dezembro, na festa de confraternização do projeto Cross Mental, onde os jogos serão usados.
Os jogos produzidos pelo Câmpus Joinville vão se somar aos outros jogos de mesa do acervo do Cross Mental, como dominó, quebra-cabeças, sudoku, caça-palavras e palavras cruzadas. “O objetivo é cuidar do nosso cérebro com atividades estimuladoras, pois ele também precisa de atenção, para que tenhamos qualidade de vida e maior longevidade intelectual”, explica a professora de educação física Odete da Silva, responsável pelo projeto do município.
O Cross Mental tem encontros regulares nos grupos de convivência dos CRAS de Joinville, onde os participantes aprendem conceitos sobre a memória e praticam dinâmicas de estratégias de memorização, utilizando exercícios divertidos. “A atividade propõe tirar o cérebro da zona de conforto de forma desafiadora para todas as idades, mostrando como desenvolver o raciocínio, o pensamento lateral, a estratégia e a concentração”, enfatiza Odete.
Saúde e tecnologia
No Câmpus Joinville, os jogos foram desenvolvidos pelo projeto “Protótipos em 3D: gerando produtos para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS de Joinville”, realizado pelos cursos superiores de Engenharia Mecânica e Gestão Hospitalar.
A partir de visitas aos grupos de convivência foram identificados os dois modelos de jogos que poderiam ser utilizados em qualquer idade, o tangram e jogo da velha. Os protótipos foram construídos por manufatura aditiva (impressão 3D) e testados pelos próprios grupos. Depois de ajustes sugeridos pelos usuários, principalmente quanto a material, cor e espessura, os jogos ganharam suas versões finais.
As alunas Amanda de Lara Mancio, Ana Paula Rech e Leticia Kazuko Kanemoto Rodrigues, do curso de Gestão Hospitalar, foram as bolsistas responsáveis pelo contato com o público-alvo. “Foi muito interessante conhecer o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e as ações do Cross Mental com os grupos, que incentivam o movimento do corpo e trabalham a parte cognitiva”, destacam.
Elas contam também como foi importante conhecer projetos fora do ambiente hospitalar. “Como futuras gestoras, é interessante ver que podemos atuar não só na parte assistencial, quando a pessoa está doente. Mas, que podemos trabalhar na promoção da saúde e prevenção de doenças, até como forma de diminuir a demanda hospitalar”, avaliam as alunas.
Para a coordenação do projeto, além de contribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão e aproximar o IFSC da comunidade, o trabalho proporcionou uma melhora na qualidade de vida dos usuários do CRAS, o que tornou a experiência mais significativa. A equipe é composta por docentes dos dois cursos: Kelly Patricia Dias Schwede, Leonidas Cayo Mamani Gilapa e Emerson Luis de Oliveira, de Engenharia Mecânica, e Andrea Heidemann, Indiara Beltrame e Gisele Schwede, de Gestão Hospitalar.