Votação aberta para projeto “Meu Copo Seguro” no Prêmio Brasileiro de Design 2023

INOVAÇÃO Data de Publicação: 06 nov 2023 17:41 Data de Atualização: 06 nov 2023 17:53

O projeto “Meu Copo Seguro”, desenvolvido por estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do Câmpus Florianópolis, está concorrendo ao Prêmio Brasileiro de Design 2023 na categoria Projeto Estudantil de Impacto Social. 

Além de concorrer à avaliação do júri técnico, o projeto também concorre por votação popular. Para apoiar o projeto, acesse o link de votação e deixe seu voto até 23 de novembro. A entrega da premiação será dia 5 de dezembro, em São Paulo.

O projeto é desenvolvido por estudantes do 5º módulo do CST em Design de Produto em 2022.2, Aline Cidral de Carvalho, Maria Clara Ahmadi Oliveira, Larissa Queiros Rossignatti, Sabrina Pereira Iamanaka e Vinícius Zambaldi, sob a orientação das professoras Carla Arcoverde de Aguiar Neves e Raquel de Oliveira Bugliani.

Segundo a professora Carla, este é o principal prêmio de design no Brasil, e o projeto “Meu Copo Seguro” está entre os 12 melhores na categoria. 

Outros projetos do Câmpus Florianópolis já participaram do Prêmio Brasileiro de Design. O projeto “Amor de Óleo” foi o vencedor, em 2021, do voto popular.


Conheça o Meu Copo Seguro

O “Meu Copo Seguro” surge como solução inovadora diante do aumento da violência contra mulheres em eventos sociais. Trata-se de um kit antidrogas com o intuito de reduzir as chances de dopagem de mulheres por meio de drogas colocadas em suas bebidas em eventos sociais. O produto contém uma tampa rotativa, uma tag que identifica adulteração da bebida, além do tirante e bolsa para maior praticidade. 

O projeto traz grande relevância e forte impacto social devido aos casos de violência contra a mulher, pauta que tem sido cada vez mais discutida no Brasil e no mundo. Cerca de 42% das brasileiras com 16 anos ou mais declara ter sido vítima de assédio sexual e, com isso, com receio em frequentar ambientes sociais por conta do medo da dopagem.

O “Meu Copo Seguro” tem como objetivo reduzir as chances de adulteração de bebidas em eventos sociais, proporcionando mais segurança às mulheres e minimizando os casos de violência contra o público feminino. Sendo assim, foi desenvolvido sob o pretexto de ser um produto mais discreto quanto a sua função, porém simples, prático, funcional, ergonômico e com um design pensado especialmente para o público feminino. 

Simples e intuitivo, o projeto baseia-se nos copos mais vendidos e distribuídos em eventos. É inspirado em “Alice no País das Maravilhas”, tema escolhido por meio de estudo semiótico, alinhado com a proposta do projeto. Inspirado no contexto da história por trás na temática de Alice, o produto possui design lúdico e exclusivo que combina elementos da história com a funcionalidade do produto. 

Fácil de usar, carregar e armazenar, o “Meu Copo Seguro” é composto por um copo de 400ml, uma tampa rotativa projetada por meio de análise de casos de dopagem dificultando esta ação, uma tag que tem função de realizar o teste de droga com auxílio de fitas de testagem, identificando a adulteração da bebida, um tirante confortável em todos os tipos de copos e uma bolsa unificada que comporta itens pessoais de até 110 mm. Produzido em PP e PA, o kit é reutilizável e de fácil higienização. 

Ele foi projetado também para carregar outros pertences e compor o "look" do público em foco. O kit foi projetado para ser durável e discreto, além de ter como referência copos de 400ml da empresa “Meu Copo Eco”, fornecidos em grandes eventos no Brasil, podendo até ser adicionado no próprio catálogo da empresa como uma nova solução de mercado.

INOVAÇÃO