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Curso Gestão da Tecnologia da Informação é o melhor de todo ensino público federal e 2º melhor do país

ENSINO Data de Publicação: 14 set 2022 11:51 Data de Atualização: 15 set 2022 09:18

O Ministério da Educação (Mec) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, em coletiva de imprensa, segunda-feira (12), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021.  O curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação do Câmpus Florianópolis somou 4.852 (o que “arredonda” a nota para 5.0, conceito máximo), classificando-se como o melhor curso GTI entre todo o ensino federal, melhor curso público de Santa Catarina entre os avaliados em 2021, e o 2º melhor do país. 

Para o coordenador do curso, Egon Sewald Júnior, o conceito recebido deve-se ao grupo qualificado de professores, seriedade dos alunos em realizar o exame e, principalmente, a conteúdos do curso alinhados às necessidades profissionais, e que foram objetos da avaliação. “Inclusive, alunos comentaram que todas as questões que caíram, eram temas que viram durante o curso”, relata ele. 

Segundo o coordenador, a importância da nota conquistada para a comunidade acadêmica é o fato de valorizar um bom planejamento do curso, alinhado ao mundo do trabalho e enfatizar a qualidade do nosso egresso, com competências e habilidades profissionais. 

Enade

O Conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 avaliou estudantes concluintes de cursos de graduação de áreas específicas. Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório: apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau.

Foram 492 mil estudantes inscritos, sendo que 370 mil fizeram a prova. Os matriculados em instituições privadas foram maioria. Dentre os inscritos no exame, 33% estavam matriculados em instituições públicas e 67% em instituições privadas. O maior percentual de estudantes está em cursos de licenciatura (74%), seguido por bacharelado (19%) e por cursos tecnológicos (7%). Proporcionalmente, foram as instituições públicas que mais obtiveram a nota máxima no Conceito Enade, que é 5. 

Os resultados do Enade não devem ser comparados entre as diferentes áreas de avaliação, já que mensuram o desempenho dos estudantes de áreas distintas. No entanto, é possível observar, por exemplo, a diferença de desempenho entre os cursos de uma mesma área, ou entre todos os cursos nas questões da parte de formação geral da prova, com questões iguais para todos os estudantes que fizeram o Enade 2021, representando 25% da avaliação. 

A cada ano, o exame se dedica a um ano de um ciclo avaliativo trienal. Em 2021, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes e áreas afins;

cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de ciências da saúde; ciências humanas; ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes;

cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de ciências humanas e ciências da saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas;

cursos superiores de tecnologia nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

Em dezembro, o Inep divulgará outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O CPC combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos CAPES dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das instituições, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. 

Veja a lista de 10 graduações das universidades públicas de SC mais bem avaliadas no Enade e notas:

Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (IFSC) - 4.852

Ciências Biológicas (UFSC) - 4.802

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IF Catarinense) - 4.69

Química (UFSC) - 4.641

Música (UDESC) - 4.497

Ciências Biológicas (FURB) - 4.442

História (UFSC) - 4.384

Letras/Inglês (UFSC) - 4.35

Matemática (UFSC) - 4.249

Ciências Biológicas (UFSC) - 4.194

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