CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 16 mar 2021 16:34 Data de Atualização: 16 mar 2021 17:07
Os projetos “Economia circular: enfermagem promovendo saúde e sustentabilidade a recicladores de Joinville/SC” e “Saúde na escola: a Kundalini Yoga como prática de cuidado” representaram o Câmpus Joinville no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), realizado de forma virtual entre os dias 8 e 11 de março. As apresentações dos trabalhos aconteceram em salas virtuais das Redes de Conversa, no Ambiente de Fóruns do Sistema CAEX.
Considerado o maior encontro de extensão universitária do Brasil, o evento teve como tema “Redes para promover e defender os direitos humanos”. Neste ano, o CBEU foi promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país.
Economia circular
O trabalho “Economia circular: enfermagem promovendo saúde e sustentabilidade a recicladores de Joinville/SC” é resultado de um projeto integrador desenvolvido neste ano pelas concluintes do curso técnico em Enfermagem, Cristiana Goulart Cardoso Galdino, Fernanda Carolina de Moraes da Silva, Neocléia Aparecida Petri da Costa e Quézia Gonçalves de Souza.
Sob orientação da professora Luciana Maria Mazon, as alunas atuaram com a Associação Ecológica de Recicladores e Catadores de Joinville (Assecrejo) para apresentar uma solução de destino aos resíduos orgânicos descartados irregularmente junto com o material reciclável. Conforme a associação, de 25% a 30% do material recebido diariamente é resíduo orgânico, o que contamina o restante do material, atrai vetores e atrasa o trabalho dos cooperados.
“Diante desse fato, sugerimos a reutilização dos resíduos orgânicos por meio de um processo de compostagem, para dar destino correto a este material de forma sustentável e que possa gerar adubo para o cultivo de hortaliças, a fim de proporcionar uma alimentação saudável aos cooperados”, explicam as alunas.
A ideia deu tão certo que elas produziram um vídeo explicando como se monta uma composteira domiciliar, além de enaltecer a importância da relação entre meio ambiente e saúde.
Saúde na escola
Já o projeto “Saúde na escola: a Kundalini Yoga como prática de cuidado” foi apresentado pelos estudantes Gustav Oskar Dumke, do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar, e Emanuela Fernandes, do bacharelado em Enfermagem. A orientação também foi da professora Luciana Mazon, dentro de um projeto maior do curso de Enfermagem para divulgação de práticas integrativas e complementares (PICS) no ambiente escolar.
A primeira edição do projeto Yoga na Escola foi realizada em 2019, com encontros direcionados principalmente aos estudantes do Câmpus Joinville, mas abertos a servidores e pessoas da comunidade. “Como a yoga é uma filosofia que trabalha o corpo e a mente por meio de práticas de meditação e exercícios, tem indicações positivas nos casos de estresse e ansiedade associados aos estudos e trabalho”, justificam.
Para o trabalho, eles levaram em conta dados sobre o bem-estar dos estudantes na escola. Conforme relatório do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês),publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os estudantes brasileiros estão entre os mais estressados do mundo e com os maiores níveis de ansiedade durante as provas.
“Em relação aos que concluíram as 12 sessões de yoga realizadas pelo projeto, observou-se redução nos escores de todas as variáveis psicológicas avaliadas. Em análise qualitativa, os sujeitos relataram benefícios da prática de yoga na aprendizagem, saúde mental, com controle da ansiedade e estresse, e condicionamento físico”, explicam Gustav e Emanuela.