EXTENSÃO Data de Publicação: 05 set 2024 17:10 Data de Atualização: 06 set 2024 11:46
Selma de Souza Costa estava em casa, “apenas” cuidando do filho pequeno, quando decidiu ingressar no curso de costura oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Araranguá. Seis meses depois, além de uma capacitação e de projetos de trabalhar na área ou abrir um negócio, ela aproveitou mais uma porta aberta: vai iniciar o curso técnico subsequente em Vestuário no IFSC Câmpus Araranguá.
“Tenho muitas expectativas para ir mais além, aprender mais sobre modelagem e sobre como crescer neste ramo. O Mulheres Mil só somou para a minha vida”, diz Selma, que foi a oradora da turma de Assistente de Costura do programa Mulheres Mil, do IFSC Câmpus Araranguá, realizada na quarta-feira (4).
“Muitas de nós saímos do curso já com a intenção de iniciar no mercado de trabalho. Somos aptas a trabalhar em alguma confecção ou abrir o próprio negócio. O curso nos abriu uma porta muito grande. Claro que tivemos o conhecimento básico da costura, mas já somos aptas a trabalhar. E a gente sabe que a gente vai aprimorar”, diz Selma.
Assista ao discurso de formatura de Selma
O Mulheres Mil é um programa do governo federal que tem por objetivo promover a autoestima, empoderamento e geração de renda para mulheres acima de 16 anos. A iniciativa busca atender mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da oferta de cursos de formação.
O Câmpus Araranguá formou 20 mulheres no curso de Assistente de Costura, iniciado em março, com aulas sempre às segundas e quartas e 160 horas de carga horária. Além da capacitação para o trabalho com costura, as alunas também receberam formação e participaram de diversas atividades relacionadas a temas como saúde, cidadania e direitos da mulher.
“É um programa de muito sucesso porque não trabalhamos apenas com a qualificação profissional, mas com o empoderamento das mulheres, com a sororidade e com novas perspectivas. As mulheres saem com uma qualificação e também com novos sonhos”, afirma a diretora de Extensão do IFSC, Milena Brandão.
Participaram da formatura também o diretor do Câmpus Araranguá, Adriano Rodrigues, a coordenadora multidisciplinar do Mulheres Mil no IFSC, Thais Esteves Fontana, a coordenadora do curso, Ana Cristina Geraldo, e a coordenadora do programa no Câmpus, Jaqueline Steffens da Rocha.
“Foi um curso bastante emocionante, porque são mulheres que saíram dos seus lares e vieram para o IFSC toda segunda e toda quarta para se desafiar e aprender coisas novas e fazer amizades. Daqui sai uma equipe de mulheres qualificadas e empoderadas”, diz Jaqueline.
Em 2024, o IFSC abriu 14 turmas do Mulheres Mil em 12 municípios. Para o ano que vem, há previsão de uma nova turma em Araranguá.