Câmpus Joinville realiza formatura da terceira turma do projeto Maternando Juntos

EXTENSÃO Data de Publicação: 09 dez 2024 20:12 Data de Atualização: 10 dez 2024 10:09

Todas as formaturas são emocionantes. Mas a do projeto de extensão “Maternando Juntos: ações integradas para a promoção do bem-estar da mãe e do bebê” é uma das mais fofas do IFSC. Com direito a beca, capelo, diploma, juramento, discursos, apresentação cultural e coquetel, oito bebês e suas mães comemoraram o encerramento da terceira turma do projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisa Florescer, do bacharelado em Enfermagem do Câmpus Joinville, no dia 5 de dezembro.
 
O projeto é direcionado a mulheres em licença-maternidade com bebês a partir de dois meses de vida.  Nos encontros semanais, as mães participaram de rodas de conversa sobre temas relacionados à saúde materno-infantil e oficinas de sling dance e massagem Shantala. As atividades favorecem o contato pele a pele das mães com os bebês, criação de memórias afetivas, prática de atividades físicas, troca de experiência e socialização durante o puerpério.

Segundo a professora de Enfermagem e coordenadora do projeto, Luana Cláudia dos Passos Aires, o grupo serve de rede de apoio e conexão. “A chegada de um novo bebê na família exerce uma influência na alteração dos papéis sociais de todos os seus membros. Percebe-se que, por mais atuante e participativo que seja o pai ou quão ampla e funcional seja a rede de apoio desta família, a sobrecarga materna sempre prevalece. Com a intenção de ser colo, apoio, lazer, saúde mental materna e educação em saúde, é que surgiu o projeto”, explica.

Mãe do Zion, de três meses, e do Léo, de três anos e meio, Larissa Gotthardi sentiu bem a importância do projeto Maternando Juntos. “Na primeira gestação, me sentia sozinha, tudo era novidade e tinha medo. Agora, compartilhar as dúvidas e experiências com as outras mães do grupo fez muita diferença. Teve acolhimento, e vi que mais pessoas estavam juntas, interessadas em contribuir e dar amor”, comenta Larissa.

O projeto também faz diferença para quem está na Enfermagem. A aluna Nicole Berger participa desde a primeira edição do projeto. Mas, desta vez como bolsista, ela acredita que o aprendizado foi ainda maior. “Sou apaixonada pela área de saúde materna e amo este projeto. Neste contato com as mães e seus bebês, há uma troca de conhecimentos muito grande, sobre suas experiências, amamentação, introdução alimentar e atenção básica”, explica Nicole.

EXTENSÃO CÂMPUS JOINVILLE