De adoção de cães a torneio de robótica, Câmpus Araranguá mostra sua atuação no Sepei

ENSINO Data de Publicação: 13 ago 2024 08:44 Data de Atualização: 16 ago 2024 08:13

Com oito trabalhos inscritos nas apresentações presenciais e on-line e uma equipe participante do Torneio de Robótica, estudantes e servidores do Câmpus Araranguá estão se preparando para mostrar suas produções à comunidade acadêmica do IFSC na décima edição do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei). O evento acontece de 20 a 22 de agosto, no Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC.

Maior evento científico da instituição, o Sepei tem a sustentabilidade como tema em 2024. "Ampliando fronteiras: educação, ciência e tecnologia para a sustentabilidade", é o tema central do seminário. A programação conta com palestras, mesas redondas, torneio de robótica e apresentações de trabalhos produzidos pelos Câmpus do IFSC. A palestra de abertura será com a influencer ambiental Amanda Costa. Clique aqui para conferir a programação completa.

A delegação do Câmpus Araranguá tem como articuladores os assistentes de aluno Bruno Sousa e Daíse Manenti, e também contará com as participações da coordenadora de Extensão, Karoline Nazario, do coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mateus Teixeira, e do professor Werther Serralheiro, articulador da equipe de robótica.

“O Campus Araranguá participava ativamente de competições de robótica, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Com a pandemia, essa cultura teve uma disrupção. Agora, a equipe Volk, vice-campeã da OBR estadual em 2019, irá retornar às suas atividades com novos alunos do curso técnico integrado em Eletromecânica. Os alunos estão ansiosos para colocar o robô no tapete do evento e realizar as tarefas planejadas como desafio”, afirma o professor Werther. Fazem parte da equipe os estudantes Guilherme Nunes, Ícaro Melo e Miguel Roxo.

Ensino, Pesquisa e Extensão

Além do Torneio de Robótica, o Câmpus Araranguá estará presente no Sepei compartilhando as experiências de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão. As apresentações ocorrerão tanto presencialmente em São Miguel do Oeste quanto na parte remota da programação.

Sob a orientação e coordenação da psicóloga Jussara Ramos da Silva, os estudantes Eric Kronbauer Pinto e Julia Rafaela Bet Marafao apresentarão o projeto sobre adoção responsável de cães desenvolvido no Câmpus. O projeto faz parte do Protagonismo Discente, em que estudantes são estimulados a identificar um problema da comunidade e propor uma solução.

 “Os alunos observaram que ao redor do Câmpus há muitos cães pelas ruas. Então surgiu essa ideia de promover a conscientização da comunidade para a importância da adoção responsável, com palestras, cartazes e colaboração com ONGs, porque era percebido que muitos dos animais estavam na rua não porque não tinham donos”, explica Jussara. Além de palestras em escolas, o projeto contou com coleta de doações para entidades que trabalham com adoção de animais. “E foi bem interessante porque os alunos participaram muito, tanto os alunos do projeto quanto os alunos das escolas perguntavam bastante, eram bem curiosos, e foi bem interessante. E nas ONGs também, os alunos puderam ter esse contato, ver os animais, de postar inclusive nas redes, nos animais que estavam para adoção”, relata.

As alunas Sofia Bobsin Machado e Ana Clara Laurindo Cardoso apresentarão o projeto “Dia de IFSC: estratégias para o acesso, a permanência e o êxito discente”, sob orientação da professora Luciana Vargas Ronsani. O evento, que busca atrair a comunidade para um dia de atividades no IFSC, já conta com duas edições, ambas em 2024.

Já o curso de Licenciatura em Física levará dois trabalhos. Álice Daiane de Souza falará sobre ações realizadas com o protagonismo dos estudantes e Jorge Augusto de Oliveira abordará o trabalho de divulgação científica do projeto IFSCience, a partir do centenário do Prêmio Nobel de Física de 1923, concedido ao físico norte-americano Robert Andrews Millikan.

De forma virtual, a estudante Giovanna de Oliveira Cunha falará sobre o perfil empreendedor nos cursos de Moda, orientada pela professora Aline Pereira de Oliveira. A domótica, tecnologia responsável pela gestão de recursos residenciais, é o tema do trabalho de Jairo dos Santos Jr, orientado pelos professores Emerson Serafim e Cristian Rutz. O cultivo de plantas produtoas de fibras no Câmpus é o tema do projeto que será apresentado, também virtualmente, pela aluna Eduarda Nunes, com a participação dos professores Fernando Giacomini e Bruna Ferreira, e do técnico José Waldemir Bif.

“O projeto ‘Meu Pé de Fibra’ tem como objetivo explorar o cultivo de plantas produtoras de fibras no Câmpus, incluindo plantas como algodão, linho, sisal e paina, oferecendo uma experiência única de aprendizado prático. Nossos alunos dos cursos técnicos em Têxtil e Vestuário podem ter acesso aos processos in loco, o que representa um desafio para quem está iniciando no setor. O projeto disponibilizou áreas específicas dentro do Câmpus, proporcionando aos estudantes e à comunidade local a chance de explorar diversas plantas responsáveis pela produção de fibras têxteis, destacando suas peculiaridades e métodos de cultivo”, explica o professor Fernando.

Confira a lista de trabalhos do Câmpus Araranguá no Sepei 2024:

IFSCão - adoção responsável
Jussara Ramos da Silva, Eric Kronbauer Pinto e Julia Rafaela Bet Marafao

Perfil empreendedor nos cursos de pós-graduação na área de Moda: análise dos eixos formativos
Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira e Giovanna Bittencourt de Oliveira Cunha

Projeto de domótica em escala reduzida para demonstrações em eventos internos e externos ao Câmpus Araranguá
Cristian Rutz Krumreich, Emerson Silveira Serafim e Jairo Lourenço dos Santos Júnior

Centenário do Prêmio Nobel de Física de 1923: divulgação científica por meio do IFSCience
Felipe Damasio, Jorge Augusto de Freitas de Oliveira, Júlia Bogo Anastacio, Laiane Mascarello Coutinho, Laís da Rosa Lentz, Larissa do Nascimento Pires

Projeto “Meu Pé de Fibra”: cultivo de plantas produtoras de fibras têxteis no IFSC câmpus Araranguá
Bruna Thaisa Martins Ferreira, Eduarda Souza Nunes, Fernando Giacomini e José Waldemir Bif

Dia de IFSC: estratégias para o acesso, a permanência e o êxito de discentes
Ana Clara Laurindo Cardoso, Beatriz Aparecida Pereira Freguglia, Luciana Vargas Ronsani e Sofia Bobsin Machado

Protagonismo Discente: reflexões acerca das ações de equidade executadas por uma estudante do curso de Licenciatura em Física
Álice Daiane Farias de Souza

Desenvolvimento de boas práticas de beneficiamento dos aços utilizados na fabricação de produtos da cutelaria artesanal
Adryan Caetano Cesa, Halley Welther Jacques Dias, Natália Araújo Miguel e Vitor Matos Leandro

ENSINO EXTENSÃO PESQUISA EVENTOS SEPEI CÂMPUS ARARANGUÁ