INSTITUCIONAL Data de Publicação: 16 dez 2024 13:48 Data de Atualização: 17 dez 2024 12:19
Na sexta-feira (13), os professores do Câmpus Florianópolis Irineu Lopes Mello e Viegas Fernandes da Costa receberam o prêmio Personalidade do Ano nas categorias Música e Letras, respectivamente, da Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA). A premiação foi realizada no Teatro Carmen Fossari da UFSC em Florianópolis. O prêmio é concedido desde 2007 a artistas, agentes culturais ou coletivos que tenham se destacado em sua área.
O professor Irineu recebeu a medalha Edino Krieger. Docente do IFSC desde 1997, Irineu é responsável por fundar a orquestra do IFSC e, ao longo dos anos, já acompanhou centenas de estudantes que iniciaram e desenvolveram estudo e convívio com a música - muitos, inclusive, se tornaram músicos profissionais.“Fiquei muito honrado com a escolha do meu nome para receber esse prêmio. Fazer parte disso, ter trabalhado com tantos alunos nesse caminho, me deixa muito feliz”, afirmou o maestro.
Já o professor Viegas foi contemplado com a medalha Paschoal Apóstolo Pítsica.“Compartilho esse prêmio com todos e todas com quem caminho, porque a estrada nunca foi solitária. Pessoas amigas, meus alunos e minhas alunas que tanto já me ensinaram e me ensinam, às pessoas com as quais compartilhamos afetos. Porque literatura não é ilha, não pode ser ilha. A literatura é ponte. E a travessia só faz sentido quando acompanhada, quando compartilhada”, destacou o professor.
Viegas é licenciado em História, com especialização em Estudos Literários, mestrado em Desenvolvimento Regional e atualmente realiza doutorado em Ciências Humanas. Docente do IFSC desde 2013, é autor de obras de crônicas e poemas.
Em 2015, recebeu o Prêmio Catarinense de Literatura da Fundação Catarinense de Cultura. Seu trabalho inclui os seguintes livros: “Sob a luz do farol” (2005), “De espantalhos e pedras também se faz um poema” (2008), “Pequeno Álbum” (2009), “Sob a Sombra da Tabacaria” (2015), “Coliseu Tropical” (2021), "Carnaval dos Justiceiros" (2024) e "Houve Dias de Humanidade em Mim" (2024).
Sobre o prêmio
O Prêmio Personalidade do Ano da ACLA é realizado desde 2007. A escolha dos premiados é feita a partir de uma eleição interna dos membros da Academia. Os acadêmicos podem indicar um ou mais literatos e artistas de Santa Catarina que tenham se destacado em suas respectivas áreas de atuação, sendo a premiação realizada nas seguintes categorias: Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas. “A escolha significa o reconhecimento da Academia à excelência da obra e do desempenho dos premiados, à sua contribuição à cultura catarinense”, destaca o presidente da ACLA, Antônio Cunha.
Além dos professores do IFSC, também foram entregues prêmios às seguintes Personalidades do Ano: Artes Visuais (medalha Victor Meirelles) à curadora Rosângela Cherem (Florianópolis), Artes Cênicas (Medalha Waldir Brazil) ao professor, diretor e ator Leandro de Assis (Blumenau), além da medalha Conjunto da Obra à atriz Berna Sant’Anna (Florianópolis).
Sobre a ACLA
A Academia Catarinense de Letras e Artes foi fundada em 2003 para reunir profissionais das Letras e Artes do estado. A ACLA é composta por 31 acadêmicos de quatro áreas: letras, música, artes cênicas e artes visuais.