ENSINO Data de Publicação: 04 mai 2023 10:17 Data de Atualização: 30 jul 2023 22:57
Estudantes do segundo ano do curso técnico integrado em Administração do Câmpus Garopaba do IFSC tiveram a oportunidade de colocar em prática os aprendizados sobre 5S, um programa de gestão que foi tema da disciplina Administração da Qualidade. Além de entender melhor como um técnico em Administração pode atuar, a turma de 37 alunos ainda promoveu melhorias em laboratórios e na biblioteca do câmpus, organizando os espaços para gerar mais qualidade para quem utiliza e nos serviços prestados.
A professora Sibeli Paulon Ferronato, responsável pela atividade, explica que a ideia de propor o desafio para a turma surgiu a pedido de outro professor, que solicitou auxílio para melhorar os laboratórios e para integrar os trabalhos dos cursos. Diante da demanda, Sibele pensou que poderia aplicar o programa 5S em laboratórios que atendem alunos de diversos cursos do câmpus.
Antes de irem para a prática, os estudantes assistiram à apresentação de uma egressa do curso de Engenharia de Produção do Câmpus Caçador que, como trabalho de conclusão de curso, implantou o programa em uma indústria do setor metalúrgico. Depois, a turma foi dividida em grupos, cada um responsável por um espaço do câmpus.
O programa 5S foi aplicado nos laboratórios de química e bioquímica, de análises e tecnologia ambiental, de citologia e histologia, de meio ambiente e geomática, de alimentos e bebidas (serviços) e também na biblioteca. Depois de dois meses de trabalho, o resultado foi uma melhor organização dos espaços físicos, desde limpeza de armários, etiquetação de materiais, elaboração de fluxograma para orientar usuários até alteração de layout de equipamentos. “No programa 5S, a gente observa o espaço físico e propõe mudanças em tudo que pode tornar o ambiente mais adequado e com maior qualidade, tanto para a prestação de serviço quanto para a convivência das pessoas naquele ambiente”, explica Sibeli.
A professora destaca o benefício dessa atividade para os alunos, uma vez que, por estudarem Administração, não existem laboratórios como é o caso de cursos como os de Biotecnologia e Gestão Ambiental, onde foram aplicados o programa. “Isso é uma característica de formação na área técnica em Administração, então nós fomos buscando esses meios para que no próprio Instituto possibilitasse o desenvolvimento da formação técnica para esses alunos”, enfatiza. “Foi um projeto de ensino que beneficiou a nossa instituição, o nosso ambiente interno e isso também trouxe melhorias na qualidade de vida tanto para os servidores como para os alunos.”, complementa.
Se a professora ficou orgulhosa do resultado do trabalho da turma, os alunos também ficaram satisfeitos. "Foi uma experiência única e posso afirmar que futuramente servirá positivamente, não só para minha formação técnica, mas sim como ser humano", destaca a estudante Tuana Geremias de Oliveira.
O aluno Miguel de Souza Gomes e Silva conta que sua tarefa foi selecionar o que era e o que não era do laboratório, retirar o que estava atrapalhando e organizar o espaço. “Foi uma experiência muito boa e sinto que essa atividade me rendeu muitos aprendizados. Meu pai tem uma imobiliária e eu já apliquei lá os conhecimentos de 5S", revela.