reVista Multimídia Bilíngue lança sua 12ª edição

PESQUISA Data de Publicação: 16 ago 2024 15:05 Data de Atualização: 16 ago 2024 15:29

A reVista Multimídia Bilíngue, publicação online semestral do Câmpus Palhoça Bilíngue, lançou a sua 12ª edição com seis textos e vídeos sobre produções acadêmicas desenvolvidas no IFSC na área de educação de surdos. Todo o conteúdo da publicação é bilíngue: em língua portuguesa e em língua brasileira de sinais (Libras).

Na edição atual, o primeiro texto trata sobre o aplicativo criado pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) do IFSC para mapear ofertas de cursos de graduação, perfil do mercado de trabalho, políticas de cotas e assistência estudantil em instituições educacionais públicas. A ferramenta tem como público-alvo estudantes negros e negras da educação básica.

O segundo texto trata de uma pesquisa que mostra o aprendizado das crianças durante as brincadeiras e atividades em sala de aula, a partir do olhar de uma ex-estudante surda do Câmpus Palhoça Bilíngue, Caroliny Felício, em um projeto desenvolvido na especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais e Pedagógicos. Ela entrevistou uma professora surda que narra a experiência pessoal no uso de recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, apresentando suas realizações e dificuldades.

Inteligência artificial (IA) é o tema do terceiro texto, que traz dois trabalhos de conclusão do curso de Produção Multimídia do Câmpus Palhoça Bilíngue sobre esse assunto: “Design gráfico do futuro: desafios e cenários possíveis diante da inteligência artificial” (de Gabrielly Viegas de Freitas, com orientação da professora Laíse Miolo de Moraes) e “A influência da inteligência artificial na produção multimídia”, de Vitor Teixeira Gorski Severo com orientação do professor Carlos Alberto da Silva Mello.

O trabalho de Gabrielly procurou entender como a IA afeta o trabalho de design gráfico, refletir sobre as novas possibilidades e identificar estratégias para que os profissionais possam se preparar para as mudanças, mantendo-se competitivos e atuantes. Já o estudo de Vitor Severo discute as possibilidades, as limitações e os desafios a serem enfrentados para garantir o uso ético e eficiente da inteligência artificial a na área produção multimídia.

No quarto texto, a reVista aborda os mangás (histórias em quadrinhos) e animes (desenhos animados), ambos de origem japonesa. Dois estudantes do Câmpus Palhoça Bilíngue que são ilustradores (Julio Roberto da Silva e Renata Haas) mostram seus trabalhos e falam sobre os processos e inspiração para criação de seus desenhos.

A tese de doutorado da professora Bianca Antônio Gomes, do Câmpus Palhoça Bilíngue, deu origem ao quinto texto da reVista. Ela teve como foco o desenvolvimento de jogos digitais voltados para a aprendizagem dos surdos.

Bianca elaborou diretrizes para concepção de “games” de apoio ao aprendizado de estudantes surdos em escolas bilíngues, levando em consideração as diferenças na percepção visual, nos aspectos cognitivos, na forma de se orientarem no mundo, na língua e na cultura desses alunos.

O último texto da ReVista trata sobre os memes - imagens com uma mensagem humorada, direta e simples que viralizam na internet - a partir do trabalho de conclusão do curso de Produção Multimídia desenvolvido por Guilherme Augusto Fonseca, com orientação da professora Janaí de Abreu Pereira. Ele estudou a contribuição dos memes para a história das artes visuais na era digital.

Guilherme optou por estudar memes relacionados às artes visuais visando compreender como os elementos reaproveitados de obras de arte de tempos e contextos diversos geram outros significados, para, a partir daí, discutir as implicações culturais, sociais e educacionais dos memes.

​​​​Criada em 2019, a reVista chegou com a edição atual a 100 textos traduzidos para Libras. “E estamos começando a fazer a áudio descrição de todos as matérias”, conta a professora Renata da Silva Krusser, coordenadora da publicação.

Para mais informações, acesse o site da reVista ou entre em contato pelo e-mail revista.phb@ifsc.edu.br.

PESQUISA CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE