INSTITUCIONAL Data de Publicação: 08 mai 2024 10:21 Data de Atualização: 13 mai 2024 08:35
O Estado do Rio Grande do Sul vem sofrendo com as consequências das fortes chuvas e alagamentos da última semana. Por todo Brasil, a solidariedade com os gaúchos toma conta de todos e no IFSC Câmpus Lages não é diferente. Foi pensando em ajudar que os servidores do câmpus, liderados pelo Comando de Greve, iniciaram uma campanha de doação de roupas e mantimentos para os desabrigados. Nesta terça-feira (7) as doações foram entregues no Centro Serra, local da cidade que está concentrando o recebimento dessas doações.
Os alunos, por meio do Grêmio Estudantil Central do Estudante e as equipes de competição Gralha Azul e Leão Baja também compõem a iniciativa. Além das doações de roupas, calçados, alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal, faz parte das arrecadações o envio de dinheiro por meio de pix. "Até o momento já temos cerca de 3 mil reais arrecadados, que foram utilizados para comprar fraldas, lenço umedecido, ração para cachorro", completa Fabíula Goulart, servidora do IFSC Câmpus Lages.
Cerca de 30 servidores estão no Comando de Greve e a campanha de solidariedade ao Rio Grande do Sul faz parte das atividades do grupo. A ideia do coletivo é expandir as campanhas para outras formas de ajuda. "inclusive, na sexta-feira (10), vamos fazer um mutirão de doação de sangue, pois muitos estão precisando por lá. Ontem (7) um grupo de servidores está atuando como voluntários no Centro Serra ajudando na triagem do que foi arrecadado", completa Fabíula. Foram entregues do dia de hoje cobertores, roupas de cama, roupas infantis e adultas, além de mantimentos, água e itens de higiene pessoal e de limpeza.
As doações em dinheiro estão sendo recebidas pelo QR do code no instagram do comando de greve do Câmpus Lages. Já as doações de roupas, calçados e itens de higiene pessoal e limpeza, estão sendo recebidas no hall de entrada do câmpus. As campanhas por todo o país tem sensibilizado a todos e com os alunos do Câmpus Lages do IFSC não seria diferente. "Como presidente do Grêmio Estudantil Central do Estudante eu estou bastante emocionada com a união entre o Grêmio, Baja e o Gralha na nossa campanha de solidariedade. Ontem pela manhã saiu nosso primeiro carro cheio de itens para ser entregue no Centro Serra e foi somente o primeiro dia. Juntos, estamos fazendo a diferença, mostrando que cada pequeno gesto de ajuda conta", conta Joyce Calixto, presidente do Grêmio Estudantil aluna da sétima fase de Engenharia Mecânica.
Para Joyce, o apoio ao Rio Grande do Sul é a prova de que quando nos unimos, somos fortes e capazes de enfrentar qualquer desafio. A aluna reforça que essas ações estão sendo feitas em concomitância com as aulas e demais atividades, o que mostra o comprometimento dos alunos com a causa. "Alguns integrantes estarão indo até o Centro Serra como voluntários, já outros trabalham após as aulas, o que complica nossa mão de obra. Vamos focar nas doações que já são um grande feito", completa Joyce.
Samuel Oliveira da Silva, é aluno da terceira fase do curso superior de Engenharia Mecânica. Ele é um dos integrantes da Equipe de Competição Leão Baja, que trabalha em projetos de carros off-road no câmpus. Segundo ele, foi feita uma mobilização interna entre os membros da equipe no sentido de fomentar a doação de mantimentos, juntamente com a campanha organizada pelos servidores do IFSC. "A decisão surgiu em uma reunião entre os líderes, tanto do Grêmio, Baja e Gralha (outra equipe de competição do câmpus). O intuito era de promover a empatia para com os afetados e os alunos se encontram empenhados sim", conta o aluno. Os grupos se reúnem novamente esta semana e pretendem dar vazão a novas iniciativas, também estudam reforçar a campanha de doação de sangue promovida pelos servidores.
Samuel aponta não apenas a solidariedade como fator determinante nessas ações. Iniciativas como essa, segundo ele, também corroboram para um clima de união entre a comunidade acadêmica, reforçando o pertencimento e melhorando o processo de ensino-aprendizagem. "Eu vejo como uma excelente forma de integração entre a universidade e a comunidade, ressaltando a imagem positiva da instituição. Eu acredito que o sentimento de acolhimento e fraternidade contribui para a permanência e êxito dos alunos. A gente enxerga que gera uma grande inspiração e identificação nos alunos, unindo o aprendizado com lazer e novas experiências e oportunidades", finaliza.