Manutenção no barco-escola é tema de pesquisa sobre técnicas de reparos aplicadas a embarcações de pequeno porte

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 31 mai 2022 16:20 Data de Atualização: 31 mai 2022 16:34

O barco-escola “Aprendendo com o mar”, do Câmpus Itajaí, passou por manutenção de 21 dias em que foi realizada a renovação da pintura do casco, feitos reparos corretivos no convés, nas máquinas e nos sistemas eletrônicos. Mais do que uma simples manutenção, trata-se de um projeto de pesquisa, viabilizado com recursos do Câmpus Itajaí através do edital n° 38/2021/Proppi, para estudar técnicas de reparos aplicadas a embarcações de pequeno porte. “É preciso renovar a pintura do casco que fica abaixo da linha da água, que é a porção que mais tem contato com o ambiente marinho. Essa é a área mais vulnerável à fixação de organismos marinhos como ostras, cracas e algas. Precisamos aplicar uma tinta especial anti-incrustante nessa área para reduzir o assentamento desses organismos, o que permite melhorar o desempenho do barco, a velocidade e reduzir o consumo de combustível. A proposta é a partir dessas manutenções, produzir publicações científicas com procedimentos e parâmetros para a reforma de embarcações de pequeno porte”, explica o comandante de embarcações do IFSC Fabiano Duarte Rosa.

A proposta da pesquisa é também levantar informações como custos de manutenção, o tempo necessário e os materiais disponíveis no mercado para o reparo das embarcações. “O barco-escola é um catamarã, ou seja, um barco com dois cascos e nós estamos realizando uma pesquisa para verificar dentre as tintas anti-incrustantes disponíveis qual mais se adapta às condições de Itajaí e qual melhor protege contra esses organismos.”

Para a realização da pesquisa e da manutenção do barco-escola, o Câmpus conta com o apoio de uma série de empresas da região. “A Marina Itajaí cede o espaço para atracar o barco-escola e tem nos auxiliado na manutenção do barco com retirada da embarcação da água. O apoio da Catarina Náutica também é fundamental para a execução deste trabalho.”

CÂMPUS ITAJAÍ PESQUISA